Desporto de Opção I - Natação

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008392
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estudos Práticos I (Natação),

Domínio razoável das técnicas da natação desportiva

Métodos de Ensino

Sessões teóricas temáticas baseadas na exposição. Sessões teórico práticas orientadas para a interpretação de problemáticas relacionadas com o ensino e representação de modelos técnicos.

Resultados de Aprendizagem

O programa da cadeira visa o aprofundamento dos pressupostos da intervenção profissional no domínio das atividades aquáticas, nomeadamente o ensino da Natação e no âmbito da Natação Desportiva.

No final do semestre os estudantes deverão :a) demonstrar elevada capacidade de interpretação de modelos técnicos de nado, reconhecendo os desvios, formulando estratégias adequadas à resolução do erro técnico ;b) conhecer e aplicar programas de ensino da natação a populações diversas.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa teórico inclui: análise e interpretação dos regulamentos da natação desportiva (FPN - FINA); fundamentos de hidrodinâmica e propulsão; análise das técnicas da natação desportiva numa perspetiva biomecânica; observação e avaliação das técnicas de nado; organização do ensino da natação e aplicação de um programa de natação para diferentes níveis; O programa teórico-prático pretende aumentar o repertório de referência para a intervenção no domínio da deteção de erros e seleção de estratégias de correção adequadas; utilização de instrumentos de observação técnica; recurso ao vídeo subaquático como instrumento privilegiado na observação técnica.

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Contínua
Fichas, registo de observação e trabalho de avaliação técnica qualitativa: 100.0%

Bibliografia

Guzman, R. (1998). Swimming drills for every stroke: Human Kinetics.

Barbosa, T., & Queirós, T. (2004). Ensino da natação: Xistarca.

Borges, J. (2004). Planeamento e Gestão de Serviços aquáticos: Editorial Caminho.

Chollet, D. (1992). Approche scientifique de la natation sportive : bases biomécaniques, techniques et psychophysiologiques : apprentissage, évaluation et correction des techniques de nage Paris: Vigot

Colwin, C. (1991). Swimming into the 21º Century. Champaign. IL: Human Kinetics.

Haywood, K. (1986). Life Span Motor Development. Champaign, IL: Human Kinetics.

Maglischo, E. (2003). Swimming Fastest. The essential reference on technique, training, and program design: Human Kinetics.

Rama, L. (2007). Análise e Intervenção Técnica em Natação Pura Desportiva. Coimbra: FCDEF.UC.

Rama, L., & Alves, F. (2006). Modelo de Formação Desporiva em Natação Pura. In M. C. e. Silva, C. E. Gonçalves & A. Figueiredo (Eds.), Desporto de Jovens ou Jovens no Desporto? (pp. 37-86). Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Rama, L., & Alves, F. (2007). Acompanhamento de Jovens Talentos em Natação Pura Desportiva. Boletim SPEF, 32, 43-64.