Desporto de Opção II - Desportos de Combate

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008435
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Envolvimento em pelo menos um desporto de combate.

Métodos de Ensino

Trabalhos, observação e reflexão sobre a metodologia do treino (técnico tactido) da modalidade de combate escolhida, de modo a permitir uma planificação e leccionação do treino mais eficaz, tanto nos escalões de formação que no nível competitivo. As aulas sempre se tornam seminários de reflexão em grupo, orientando tudo sobre a pratica de terreno.

O trabalho que será apresentado sobre a forma de um relatório, é relacionado com as observações e o estudante pode efectuar as investigações em função dos seus interesses e orientado pelo professor da cadeira.

Resultados de Aprendizagem

Saber identificar a estrutura de conhecimento técnico-táctico da modalidade praticada para permitir uma observação estruturada dos treinos e da competição. Poder identificar a carga dos exercícios técnico-táctico na programação dos treinos. Elaborar um laque de exercícios específicos para desenvolver os aspectos técnico-táctico da modalidade praticada. Ser capaz de elaborar uma progressão de ensino em base da estrutura de conhecimento da modalidade. Ter consciência do perigo das dietas hipocaloricas para atingir uma categoria de peso e poder aconselhar dentro de limites aceitáveis. Facultativo: Ter noções para organizar uma iniciação a defesa pessoal adaptada a modalidade especifica. Coaching e Dinamização de clubes.

Os conteúdos são adaptados em função da especialidade escolhida pelo aluno, do seu nível nesta modalidade e dos seus interesses de estudos!

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas T - Tema: T-1 Preparação do semestre; T-2-5 Estrutura técnico táctica em modalidade de combate; T-6-9 Aplicações da estrutura técnico táctica  na observação (treino, competição, planificação); T-10-14 Progressões de ensino em modalidades de combates  (crianças, jovens, adultos); T-15 A problemática da perda de peso nos desportos de combates

Aulas OP - Tema: OP-1-5 Simulação de exercícios técnico tácticos para as situações + participação e observação de treinos (Aspectos técnico tácticos); OP-6-9 Elaboração de grelhas de observação + participação e observação de treinos e competições; OP-10-14 Simulação de progressões de treino + participação e observação de treinos (qual a progressão?); OP-15 Principais conselhos em caso de perda de peso + participação e observação de treinos (qual a progressão?)

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Participação dos estudantes nas aula e nível atingido nas simulações relacionadas com a matéria teórica: 30.0%
Observações, estudos específicos, e fichas de leitura apresentados no relatório final: 70.0%

Bibliografia

Franchini E. (2001). Judo Desempenho Competitivo. Manole.

F.F.J.D.A.(1989). Méthode Française d’enseignement du judo-jujutsu. FFJDA:Paris.

Massart A. (2001). Proposta de uma classificação técnico-táctica do judo de competição. ANTJ n° 7.p50-53.

Garcia Garcia JM. (1996). Fundamentos da táctica desportiva aplicada ao judo. ANTJ n° 1.p27-33.