Desporto de Opção I - Actividade Física em Grupos Especiais

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008418
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ensino Integrado em Educação Física.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino inclui a exposição de temas teóricos e teórico-práticos por parte da docente, através do recurso de aulas expositivas, meios audiovisuais e interativos e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes.

As sessões teórico-práticas decorrem uma vez por semana e as aulas práticas decorrem duas vezes por semana, na FCDEF-UC e/ou em instituições. Estas aulas consistem na planificação e operacionalização de sessões práticas a pessoas com necessidades especiais.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular pretende promover oportunidades de prática na área das necessidades especiais, possibilitando uma formação in loco do estudante, através do contato direto com as populações especiais. Em termos de objetivos gerais, o estudante deverá:

- Utilizar os conhecimentos Teórico-Práticos adquiridos para avaliar, prescrever e implementar atividade motora que vise a melhoria da condição física do indivíduo com necessidades especiais, numa perspetiva da melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico destas populações;

- Adequar os programas de atividade física elaborados às necessidades específicas de cada indivíduo ou grupo, de acordo com as suas capacidades e tendo em consideração o seu perfil funcional.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas teórico-práticas:

- A importância da avaliação inicial para o planeamento e organização de programas de exercício. Seleção de instrumentos de medida em função das características particulares de cada grupo.

- Princípios teóricos de prescrição do exercício em grupos especiais.

- Adaptação de princípios de condicionamento físico e respetiva operacionalização.

- Metodologia do treino da resistência aeróbia em praticantes com necessidades especiais.

- Instrumentos de avaliação da resistência aeróbia em grupos especiais: elaboração de programas práticos.

- Metodologia do treino da força em praticantes com necessidades especiais.

- Instrumentos de avaliação da força muscular em grupos especiais: elaboração de programas práticos.

- Metodologia do treino da flexibilidade em praticantes com necessidades especiais.

- Instrumentos de avaliação da flexibilidade articular em grupos especiais: elaboração de programas práticos.

- Organização de um evento desportivo.

- Comemorações desportivas do dia internacional da pessoa com deficiência.

Aulas práticas:

- Planeamento e operacionalização de sessões lúdico-desportivas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Contínua
Apresentação oral de uma temática relacionada com a planificação de exercícios para populações especiais: 25.0%
Organização de um evento desportivo adaptado: 25.0%
Elaboração do Dossier da Unidade Curricular e planificação e operacionalização de sessões práticas semanais: 50.0%

Bibliografia

- ACSM (2009). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 8th Ed., Lippincott, Williams & Wilkins.
- APCC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos. APCC- Núcleo Regional do Centro, Leonardo da Vinci projectos-piloto.
- Baechle, T. & Westcott, W. (2010). Fitness professional's guide to strength training older adults. 2nd Ed., Human Kinetics.
- DePauw,K. &  Gavron, S. (2005). Disability Sport. 2nd Ed., Human Kinetics.
- Fitzgerald, H. (2009). Disability and youth sport. Routledge.
- Horvat, M., Block, M. & Kelly, L. (2007). Developmental and adapted physical activity assessment. Human Kinetics.
- Miller, P. (1995) Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.
- Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. 6th Ed., McGraw-Hill.
- Van Norman, K. (2010). Exercise and wellness for older adults: practical programming strategies. Human Kinetics.
- Winnick, J. (2010). Adapted physical education and sport. 5th Ed., Human Kinetics.