Desporto de Opção II - Actividade Fisica em Grupos Especiais

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01008407
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Desporto e exercício em populações especiais; Desporto de Opção I – Actividade Física em Grupos Especiais.     

Métodos de Ensino

Inclui a exposição dos conteúdos programáticos por parte da docente, através de meios audiovisuais diversificados, e a apresentação de tarefas teórico-práticas por parte dos estudantes. As aulas práticas consistem na dinamização de eventos e sessões desportivas para pessoas com necessidades especiais.  

Resultados de Aprendizagem

Promover oportunidades de prática na área das actividades desportivas com populações especiais, possibilitando uma formação in loco do estudante, através do contato direto com pessoas com necessidades especiais. O estudante deverá ser capaz de:

- Desenvolver competências de avaliação da aptidão física em grupos especiais utilizando instrumentos de medida apropriados. 

- Compreender o contributo do exercício físico para a saúde e bem-estar das populações com necessidades especiais,

- Desenvolver competências de planeamento, organização e intervenção de programas de atividades físicas e desportivas no âmbito das necessidades especiais em função do perfil de cada grupo.

Estágio(s)

Sim

Programa

• Princípios teórico-práticos de prescrição do exercício em grupos especiais e identificação dos recursos necessários em função das modalidades e atividades propostas.

• Avaliação do processo de treino/ sessões desportivas - reajustamento de objetivos e estratégias em função dos resultados obtidos.

• Inventário dos principais procedimentos de organização de um evento desportivo, visando a participação de grupos de atletas ou de equipas na competição - recursos físicos, humanos e materiais. Balanço de um evento desportivo adaptado.

• Planeamento e operacionalização de sessões lúdico-desportivas para pessoas com necessidades especiais

• Organização de um evento desportivo adaptado.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

ACSM (2014). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 9th Ed., Lippincott, Williams & Wilkins.

DePauw,K. &  Gavron, S. (2005). Disability Sport. 2nd Ed., Human Kinetics.

Fitzgerald, H. (2009). Disability and youth sport. Routledge.

Handicap International (2007) Sport and Fun for All. Handicap International Bangladesh Program.

IPDJ (2016). Manual do Curso de Treinadores – O Desporto para Pessoas com Deficiência. Grau II. IPDJ.

NCSS & SDSC (2015). Let’s Play Together! A fun and simple guide to conduct inclusive games for all. NCSS & SDSC. http://unescoittralee.com/repository/articles/

Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity , Recreation and Sport. 6th Ed. McGraw-Hill.

Winnick, J.P. & Poretta, D. L. (2017). Adapted Physical Education and Sport. 6th Ed. Human Kinetics.

Winnick, J.P. & Short, F. X. (2014). The Brockport Physical Fitness Test Manual - A Health-Related Assessment for Youngsters With Disabilities. 2nd Ed. Human Kinetics.