Desporto de Opção I - Patinagem

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008370
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência da disciplina de Estudos Práticos I - Patinagem.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas, ocorrerão num formato de aula plenária a partir da apresentação realizada pelo docente de matérias sendo as mesmas sinalizadas em bibliografia ou contidas em textos produzidos pelos docentes;

As aulas práticas ocorrerão no pavilhão III, com material a disposição dos alunos;

Os alunos são convidados a presenciar a prática da modalidade em clubes da região.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer os programas de Educação Física;

- Elaboração de uma unidade didáctica da modalidade da Patinagem;

- Sistema de avaliação dos conteúdos da unidade didáctica;

- Construção de planos de aula de 45 e 90 minutos;

- Actividade pedagógica no ensino da patinagem na escola e no clube;

- Organização de actividades na escola e no clube;

- Trabalho de campo na área da intervenção pedagógica na escola e no clube.

 

Competências: Pessoais - [a] Capacidade de análise e de síntese; [b] Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes); [c] capacidade de resolver problemas.  Interpessoais – [a] Capacidade de liderar grupos de trabalho; [b] Capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares; [c] Capacidade de trabalhar num contexto internacional; [d] Capacidade de actuar eticamente em situações dilemáticas.  Sistémicas – [a]

Capacidade de auto-aprendizagem; [b] Capacidade de aplicar o conhecimento na prática; [c] Capacidade de adaptação a novas situações; [d] Preocupação com a qualidade

 

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Identificar o processo de ensino das modalidades da patinagem; [2] Compreender a progressão pedagógica do ensino da disciplina; [3] Elaborar e compreender a extensão e sequência de conteúdos de uma Unidade Didáctica; [4] Analisar os programas de educação física específicos das modalidades da patinagem; [5] Conhecer os princípios metodológicos para a aplicação da sequência e extensão dos conteúdos das unidades didácticas; [6] Construir parâmetros de avaliação nos vários domínios; [7] Perceber as exigências e implicações da aplicação do processo ensino aprendizagem nos clubes e na escola; [8] Organizar e planear aulas e treinos adequados ao perfil do aluno ou atleta.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de Pesquisa – Estudo de campo: 20.0%
Dossier e Relatório Final (Apresentação de CD): 40.0%
Intervenção Técnico Pedagógica: 40.0%

Bibliografia

Amândio Graça e José Oliveira ( 1994 ) – O Ensino dos Jogos Desportivos – C. E. J. D.- FCDEF – UP.

Bapista, P.(1988) Sebenta de Didáctica I e II. Publicações da FCDEF-UC;

Marques, A. (1990). Treino desportivo: Área de formação e investigação. Revista Horizonte. 39: 97-106 – 1990;

Mcneill, Carol, Martland, Jim; Palmer, Peter (1998) Teaching Orienteering. Ed. Harveys, Human Kinetics;

Programa de Educação Física (10º,11º,12º), homolgado em Fevereiro de 2002. Edição PORTO EDITORA;

Naughtion. G., Carlson, J. (1990). Intensity of Sport Participation - Pediatric Exercíse Science  2, 57-64;

Pilardeau, P., Jouyblin, M., & Valeri, L. (1980). Choix du sport et poids, Med. Du Sport, 54, (6),332-333; 335-337;

Vaz, V. (2005) Sebenta de Patinagem/Hoquei em Patins. FCDEF - Universidade de Coimbra;

Vaz V (2006). Revista de Patinagem. Publicações FCDEF-UC. Ano 1 Nº1;

Vaz V (2009). Sebenta de Patinagem/Hóquei em Patins. FCDEF-UC