Desporto de Opção I - Patinagem
3
2012-2013
01008370
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Frequência da disciplina de Estudos Práticos I - Patinagem.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas, ocorrerão num formato de aula plenária a partir da apresentação realizada pelo docente de matérias sendo as mesmas sinalizadas em bibliografia ou contidas em textos produzidos pelos docentes;
As aulas práticas ocorrerão no pavilhão III, com material a disposição dos alunos;
Os alunos são convidados a presenciar a prática da modalidade em clubes da região.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer os programas de Educação Física;
- Elaboração de uma unidade didáctica da modalidade da Patinagem;
- Sistema de avaliação dos conteúdos da unidade didáctica;
- Construção de planos de aula de 45 e 90 minutos;
- Actividade pedagógica no ensino da patinagem na escola e no clube;
- Organização de actividades na escola e no clube;
- Trabalho de campo na área da intervenção pedagógica na escola e no clube.
Competências: Pessoais - [a] Capacidade de análise e de síntese; [b] Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes); [c] capacidade de resolver problemas. Interpessoais – [a] Capacidade de liderar grupos de trabalho; [b] Capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares; [c] Capacidade de trabalhar num contexto internacional; [d] Capacidade de actuar eticamente em situações dilemáticas. Sistémicas – [a]
Capacidade de auto-aprendizagem; [b] Capacidade de aplicar o conhecimento na prática; [c] Capacidade de adaptação a novas situações; [d] Preocupação com a qualidade
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Identificar o processo de ensino das modalidades da patinagem; [2] Compreender a progressão pedagógica do ensino da disciplina; [3] Elaborar e compreender a extensão e sequência de conteúdos de uma Unidade Didáctica; [4] Analisar os programas de educação física específicos das modalidades da patinagem; [5] Conhecer os princípios metodológicos para a aplicação da sequência e extensão dos conteúdos das unidades didácticas; [6] Construir parâmetros de avaliação nos vários domínios; [7] Perceber as exigências e implicações da aplicação do processo ensino aprendizagem nos clubes e na escola; [8] Organizar e planear aulas e treinos adequados ao perfil do aluno ou atleta.
Docente(s) responsável(eis)
António José Barata Figueiredo
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de Pesquisa – Estudo de campo: 20.0%
Dossier e Relatório Final (Apresentação de CD): 40.0%
Intervenção Técnico Pedagógica: 40.0%
Bibliografia
Amândio Graça e José Oliveira ( 1994 ) – O Ensino dos Jogos Desportivos – C. E. J. D.- FCDEF – UP.
Bapista, P.(1988) Sebenta de Didáctica I e II. Publicações da FCDEF-UC;
Marques, A. (1990). Treino desportivo: Área de formação e investigação. Revista Horizonte. 39: 97-106 – 1990;
Mcneill, Carol, Martland, Jim; Palmer, Peter (1998) Teaching Orienteering. Ed. Harveys, Human Kinetics;
Programa de Educação Física (10º,11º,12º), homolgado em Fevereiro de 2002. Edição PORTO EDITORA;
Naughtion. G., Carlson, J. (1990). Intensity of Sport Participation - Pediatric Exercíse Science 2, 57-64;
Pilardeau, P., Jouyblin, M., & Valeri, L. (1980). Choix du sport et poids, Med. Du Sport, 54, (6),332-333; 335-337;
Vaz, V. (2005) Sebenta de Patinagem/Hoquei em Patins. FCDEF - Universidade de Coimbra;
Vaz V (2006). Revista de Patinagem. Publicações FCDEF-UC. Ano 1 Nº1;
Vaz V (2009). Sebenta de Patinagem/Hóquei em Patins. FCDEF-UC