Desporto de Opção I - Futebol

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008353
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Desporto Infanto-Juvenil, Métodos de Condicionamento Físico. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento mínimo da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As aulas serão inicialmente de natureza expositiva e posteriormente decorrerão em ambiente laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa enquadrar o estudante com as exigências multidimensionais do treino de futebol com um maior enfâse no treino do jovem futebolista.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A caracterização métrica do jogo de futebol.

2. A caracterização fisiológica do jogo de futebol

3. Definição do jogador de futebol sénior por posição e caracterização do jovem futebolista

4. A variabilidade biológica e sua influência no treino e na competição do jovem futebolista

5. O desenvolvimento dos comportamentos técnicos ao longo da idade.

6. A resposta do jovem futebolista ao incremento da complexidade táctico-técnica.

7. A relação entre as variáveis espaço e número nos escalões iniciais da formação e sua articulação com o processo competitivo (futebol 7 vs futebol 11).

8. Impacto dos jogos reduzidos no treino de futebol

9. As alterações às regras do futebol na última década e sua influência no treino

10. O planeamento e execução do período preparatório de uma equipa sénior

11. Características do Guarda-Redes e o seu treino específico.

12. Avaliação no futebol

13. O treino do sistema 433

14. O treino do sistema 442

15. O treino do sistema 352

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Contínua
Relatório final do Centro de Treino (actividade nos clubes): 50.0%
Realização de duas frequências [(A + B)/2]: 50.0%

Bibliografia

Science and Soccer (2003). Reilly, T & Williams, AM (Eds). Science and Soccer. 2nd Ed. London: Routledge.

Bangsbo, J. (1994). Fitness Training in Football – A Scientific Approach. Bagsvaerd: HO & Storm.

Castagna, C., Belardinelli, R., & Abt, G. (2005). Cardio-respiratory responses of regional level soccer players to a progressive maximal intermittent field test. In T. Reilly, J. Cabri, & D. Araújo (Eds). Science and Football V. London. Routledge.

Davids, K., Lees, A., & Burwitz, L. (2000). Understanding and Measuring Coordination and Control in Kicking Skills in Soccer: Implications for Talent Identification and Skill Acquisition. Journal of Sports Sciences, 18(9), 703-714.

Rahnama N, Reilly T, Lees A (2002). Injury risk associated with playing actions during competitive soccer. British Journal of Sports Medicine. Vol. 36: 354-359.