Desporto de Opção I - Escalada

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01008347
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Para frequentar a disciplina de Desporto de Opção I - Escalada  os alunos terão que demonstrar competência mínima igual à exigida no final da disciplina de Escalada da licenciatura em Ciências do Desporto da FCDEF-UC, que a seguir indicamos:

- colocar uma corda em top-rope, através de acesso ao topo da parede, e em segurança
- escalar e assegurar terceiros em top-rope/bottom-roping, em vias que em 1º de cordada seriam consideradas até grau IV/IV+, sempre demonstrando segurança e eficácia em todas as acções
- colocar uma corda para descida em “rappel”, em reunião instalada com material permanente, sabendo instalar‑se e descer em segurança, bem como instalar e fazer descer terceiros em segurança (utilização de sistemas fixos e desengatáveis).
- enquadrar pequenas sessões de iniciação à escalada, em top-rope/bottom-roping e em treino de Boulder.

Métodos de Ensino

Métodos Expositivos, Trabalho Independente, Elaboração conjunta, Trabalho em Grupo, Actividades Especiais.

Resultados de Aprendizagem

Habilitar os discentes com as competências necessárias para efectuar o ensino, instrução e a condução de praticantes em escalada em zonas (¹) até 1 comprimento de corda.

• Conhecerá ainda, a história e evolução da Escalada bem como os equipamentos/recursos materiais específicos da modalidade.

(¹) E.A.E., sectores de rocha equipados e sectores de rocha não equipados

Estágio(s)

Não

Programa

. História da Escalada

. Diferentes formas de Escalada

. Técnicas de Movimento
- como ensinar os movimentos
- o modo como aprendemos os movimentos
- a ajuda e as progressões
- aquecimento específico, retorno à calma e alongamento
- locais ideais para a prática
- a repetição dos movimentos
- relação entre a posição corporal e o trabalho dos pés
- o trabalho dos pés
- como usar as mãos
- importância da oposição de forças
- importância da posição corporal
- técnicas para paredes mais inclinadas
- como “repousar” enquanto se escala
- movimentos dinâmicos
- técnicas para escalada em fendas
- como “ler” (antecipar) os movimentos
- como melhorar as capacidades adquiridas
- como ensinar os movimentos numa via de escalada
- o controlo do medo
- técnicas para quedas
- comunicação em escalada

. Meio ambiente em Escalada
- EAE (Estruturas Artificiais para Escalada)
- locais naturais

. Equipamento
- dinâmica de forças e de quedas
- cordas
- fitas sangle e cordas auxiliares
- calçado
- capacete
- arnês
- mosquetões
- aparelhos para segurança e para descida em rappel
- protecções intermédias fixas
- pitons
- entaladores
- ascensores
- dispositivos para escalar em solitário
- a utilização do carbonato de magnésio

. Trabalho com cordas e técnicas de segurança
- nós
- escalada em zonas com 1 comprimento de corda
- assegurar um escalador
- como colocar protecções intermédias
- como colocar a corda nas protecções intermédias
- “reuniões”
- descida em rappel
- considerações particulares para escalada desportiva
- considerações para instrução em zonas de escalada com 1 comprimento de corda
- escalar em “1º de cordada” em zonas de escalada com 1 comprimento de corda

. Acidentes
- como evitar acidentes
- equipamento para resgate
- resolução de problemas em zonas de escalada com 1 comprimento de corda
- técnicas para resgatador que esteja na “reunião”
- técnicas para resgatar o “1º de cordada

Métodos de Avaliação

Final
Avaliação teórica: 25.0%
Avaliação prática: 75.0%

Contínua
Avaliação teórica: 40.0%
Avaliação prática: 60.0%

Bibliografia

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