Desporto de Opção I - Desportos de Combate

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008336
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Envolvimento em pelo menos um desporto de combate.

Métodos de Ensino

Trabalhos, observação e reflexão sobre a metodologia do treino (aptidão física) da modalidade de combate escolhida, de modo a permitir uma planificação e leccionação do treino mais eficaz, tanto nos escalões de formação que no nível competitivo. As aulas sempre se tornam seminários de reflexão em grupo, orientando tudo sobre a pratica de terreno.

O trabalho que será apresentado sobre a forma de um relatório, é relacionado com as observações e o estudante pode efectuar as investigações em função dos seus interesses e orientado pelo professor da cadeira.

Resultados de Aprendizagem

Saber diferenciar o treino para a saúde do treino de competição; o treino aeróbio, do treino anaeróbio láctico, do treino de velocidade, do treino da força no contexto da modalidade abordada. Saber identificar os tipos de esforços nas modalidades específicas, para poder caracterizar os esforços. Poder adaptar a metodologia de treino de base aos treinos da modalidade, com utilização de exercícios específicos. Saber adaptar os treinos da modalidade em função dos praticantes jovens. Ter noções para controlar a carga dos treinos específicos. Ser capaz de planificar ou de analisar uma planificação do treino das capacidades funcionais no quadro da modalidade praticada. Facultativo: Ter noções para organizar uma iniciação a defesa pessoal adaptada a modalidade especifica.

Os conteúdos são adaptados em função da especialidade escolhida pelo aluno, do seu nível nesta modalidade e dos seus interesses de estudos.

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas T - Tema: T-1 Apresentação e programação do semestre; T-2-7 Metodologia do treino (Aeróbio, Anaeróbio, Velocidade); T-8-10 Metodologia do treino (Musculação); T-11 Caracterização da modalidade e métodos de treino especifico; T-12-15 Planificação do treino

Aulas OP - Tema: OP-1-7 Simulação de planos de treino + participação e observação de treinos (Aeróbio, Anaeróbio, Velocidade); OP-8-11 Pratica da técnica de  musculação, stimulação de planos de treino + Participação e observação de treinos (aptidão física); OP-12-15 Simulação de planificação de treino + participação e observação de treinos (Planificação do treino)

 

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Participação dos estudantes nas aula e nível atingido nas simulações relacionadas com a matéria teórica: 30.0%
Observações, estudos específicos, e fichas de leitura apresentados no relatório final: 70.0%

Bibliografia

Franchini E. (2001). Judo Desempenho Competitivo.Manole.
Weineck J. (1997). Manuel d’entraînement (4e Edition). Paris: Vigot.
Bompa T. (1994). Theory and Methodology of Training (Third edition). Dubuque: Kendall