Relatório de Integração da Investigação e da Prática

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02016051
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos, as competências técnicas, os comportamentais e as linguísticas adquiridas ao longo do curso de mestrado servirão de base para a realização do relatório de integração da investigação e da prática.

Métodos de Ensino

Tendo em conta os objetivos e conteúdos da unidade curricular, utilizar-se-á como método de ensino a orientação tutorial. As sessões de acompanhamento decorrerão, assim, sob a forma de atendimento individualizado, presencial ou virtual, de acordo com as necessidades e disponibilidades. A sua periodicidade será fixada no início da unidade curricular com cada um dos docentes responsáveis pela lecionação da mesma.

Resultados de Aprendizagem

O Relatório de Integração da Investigação e da Prática visa:

- articular conhecimentos e competências conceptuais e de intervenção no domínio organizacional;

- proporcionar situações formativas facilitadoras da aquisição de capacidades de reflexão e síntese;

Esta unidade curricular tem como objetivo estimular a integração entre a investigação científica e a intervenção profissional. Baseia-se no modelo scientist-practitioner no qual se inspira este mestrado. Terminado o seu estágio e realizada a sua dissertação, o estudante é solicitado a elaborar um trabalho de integração de todo o trabalho e conhecimentos desenvolvidos ao longo dos dois anos do mestrado, incluindo de todas as unidades curriculares, escola intensiva de inverno, estágio e tese de mestrado, espelhando as cmpetências que conseguiu desenvolver e/ou adquirir ao longo do mestrado em cada disciplina/componente.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos da unidade curricular correspondem à integração de todos aqueles que foram ministrados ao longo do mestrado, devendo ser articulados com as competências adquiridas/desenvolvidas ao longo do estágio. No final deve ser elaborado um trabalho de síntese que deverá ter em conta os seguintes aspectos:

a.         Articulação/enquadramento das atividades/projetos/iniciativas desenvolvidos ao longo do estágio com:

i.          Teorias/modelos/abordagens/perspetivas considerados adequados e pertinentes e que foram aprendidos ao longo do Curso, refletindo uma clara articulação teoria/prática;

ii.         Competências adquiridas e/ou desenvolvidas, tendo como referência o European Diplom of Psychology, nomeadamente o modelo das competências de Bartram & Roe (2005), referente ao Psicólogo do Trabalho e das Organizações.

b.         Bibliografia.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação da unidade curricular será realizada a partir do Relatório de integração da investigação e da prática, o qual se insere na tipologia de um Trabalho de Síntese: 100.0%

Bibliografia

Esta unidade curricular pressupõe o recurso seletivo a toda a bibliografia que ao longo do curso foi sendo fornecida aos estudantes.

This curricular unit requires the selective use of all bibliography that all along the course was provided to students.

Lunt, I., Peiró, J. M., Poorting, Y., & Roe, R. A. (2015). EuroPsy: Standards and quality in Education for Psychologists. USA: HOGREFE Publishing.

Bartram, D., & Roe, R. A (2005). Definition and assessment of competences in the context of the European Diploma in Psychology. European Psychologist, 10(2), 93-102. DOI 10.1027/1016-9040.10.2.93

Roe, R. (2003). ¿Qué hace competente a un psicólogo? Papeles del Psicólogo, 24(086), 1-12