Relatório de Integração da Investigação e da Prática

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
02016051
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos, as competências técnicas, comportamentais e linguísticas adquiridas ao longo do curso de mestrado servirão de base para a realização do relatório de integração da investigação e da prática.

Métodos de Ensino

Tendo em conta os objetivos e conteúdos da unidade curricular, utilizar-se-á como método de ensino a orientação tutorial. As sessões de acompanhamento decorrerão, assim, sob a forma de atendimento individualizado, presencial ou virtual, de acordo com as necessidades e disponibilidades. A sua periodicidade será fixada no início da unidade curricular com cada um dos docentes responsáveis pela lecionação da mesma.

Resultados de Aprendizagem

O Relatório de Integração da Investigação e da Prática visa:

- articular conhecimentos e competências conceptuais e de intervenção no domínio organizacional;

- proporcionar situações formativas facilitadoras da aquisição de capacidades de reflexão e síntese;

Esta unidade curricular tem como objetivo estimular a integração entre a investigação científica e a intervenção profissional. Baseia-se no modelo scientist-practitioner no qual se inspira este mestrado. Terminado o seu estágio e realizada a sua dissertação, o estudante é solicitado a elaborar um trabalho de integração.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos da unidade curricular correspondem à integração de todos aqueles que foram ministrados ao longo do mestrado, devendo ser articulados com as competências adquiridas/desenvolvidas ao longo do estágio. No final deve ser elaborado um trabalho de síntese que deverá ter em conta os seguintes aspectos:

a) Articulação/enquadramento das atividades/projetos/iniciativas desenvolvidos ao longo do estágio com:

i) Teorias/modelos/abordagens/perspetivas considerados adequados e pertinentes e que foram aprendidos ao longo do Curso, refletindo uma clara articulação teoria/prática

ii) Competências adquiridas e/ou desenvolvidas, tendo como referência o European Diplom of Psychology, nomeadamente o modelo das competências de Bartram & Roe (2005), referente ao Psicólogo do Trabalho e das Organizações.

b) Bibliografia.

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de integração da investigação e da prática, o qual se insere na tipologia de um Trabalho de Síntese: 100.0%

Bibliografia

N/A