Unidade Intensiva de Inverno II

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017407
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos em Psicologia do Trabalho, das organizações e dos Recursos Humanos; Fluência em Inglês.

Métodos de Ensino

Assumindo que o estudante deve figurar como o centro do processo de ensino-aprendizagem, são implementadas abordagens pedagógicas ativas. Assim, a metodologia assenta em horas de contacto coletivo, trabalho de grupo, seminários, debates, apresentação de casos, role-playing, workshops, de forma a potenciar modalidades de aprendizagem congruentes com os objetivos específicos desta fase presencial desta Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular é a continuação da Unidade Intensiva de Inverno I, complementando-a por ocorrer presencialmente. Como antes foi especificado, a Unidade Intensiva de Inverno está organizada por fases e por módulos (http://www.uv.es/erasmus/wop/WS.htm). Esta unidade curricular corresponde à segunda fase da Unidade Intensiva de Inverno e os seus objetivos já foram enunciados na unidade curricular precedente. 

Na terceira e última fase o aluno deverá ser capaz de integrar conhecimentos e competências adquiridos, elaborando um relatório.

Estágio(s)

Não

Programa

(Iguais aos da Unidade Intensiva de Inverno I, mas desenvolvidos presencialmente centrando-se no desenvolvimento de outras competências)

1.- Análise dos fatores contextuais internacionais, com especial atenção aos fatores que têm um claro impacto sobre o trabalho, organizações e políticas e práticas de Recursos Humanos.

2. Revisão da literatura para preparar um estado da arte (SOAREA) num tópico de intervenção relevante para as áreas do Trabalho, Organizações e Recursos Humanos.

3.- Aprendizagem de conhecimentos, skills e atitudes para projetar intervenções em organizações, dando atenção especial às questões de Recursos Humanos.

4.- Aprender e praticar como implementar uma intervenção.

5.- Conscientizar-se e ter conhecimento das questões de justiça, bem como dos princípios éticos que orientam as intervenções profissionais.

6.- Ser capaz de integrar os conhecimentos e skills anteriores, desenvolvendo um documento de integração final.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
6 módulos avaliados separadamente: 5 ao nível grupal; 1 individualmente. A média ponderada é a nota final. Há feedback presencial na fase "in residence" e na Aula Virtual nas restantes fases: 100.0%

Bibliografia

(A atualizar todos os anos. To update every year)

Briner, R.B. & Denyer, D. (2012). Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool.  In D. Rousseau (Ed.), Oxford Handbook of Evidence-Based Management. New York: Oxford University Press.

Briner, R.B., & Rousseau, D. (2011). Evidence-based I-O psychology: Not there yet. Industrial and Organizational Psychology, 4, 3–22.

Gough, D., Oliver, S., and Thomas, J. (2012). An introduction to systematic reviews. London: Sage.

Petticrew, M. and Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Oxford: Blackwell Publishing.

            http://xa.yimg.com/kq/groups/18751725/462617161/name/manalysis.pdf

Rapid Evidence Assessment of Performance and Development Review (PDR) systems (2011). 

Patterson M, Rick J, Wood S, Carroll C, Balain S, Booth A. (2010). Systematic review of the links between human resource management practices and performance. Health Technology Assessment, 14, 51.