Unidade Intensiva de Inverno II
2
2018-2019
02017407
Psicologia
Inglês
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos em Psicologia do Trabalho, das organizações e dos Recursos Humanos; Fluência em Inglês.
Métodos de Ensino
Assumindo que o estudante deve figurar como o centro do processo de ensino-aprendizagem, são implementadas abordagens pedagógicas ativas. Assim, a metodologia assenta em horas de contacto coletivo, trabalho de grupo, seminários, debates, apresentação de casos, role-playing, workshops, de forma a potenciar modalidades de aprendizagem congruentes com os objetivos específicos desta fase presencial desta Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular é a continuação da Unidade Intensiva de Inverno I, complementando-a por ocorrer presencialmente. Como antes foi especificado, a Unidade Intensiva de Inverno está organizada por fases e por módulos (http://www.uv.es/erasmus/wop/WS.htm). Esta unidade curricular corresponde à segunda fase da Unidade Intensiva de Inverno e os seus objetivos já foram enunciados na unidade curricular precedente.
Na terceira e última fase o aluno deverá ser capaz de integrar conhecimentos e competências adquiridos, elaborando um relatório.
Estágio(s)
NãoPrograma
(Iguais aos da Unidade Intensiva de Inverno I, mas desenvolvidos presencialmente centrando-se no desenvolvimento de outras competências)
1.- Análise dos fatores contextuais internacionais, com especial atenção aos fatores que têm um claro impacto sobre o trabalho, organizações e políticas e práticas de Recursos Humanos.
2. Revisão da literatura para preparar um estado da arte (SOAREA) num tópico de intervenção relevante para as áreas do Trabalho, Organizações e Recursos Humanos.
3.- Aprendizagem de conhecimentos, skills e atitudes para projetar intervenções em organizações, dando atenção especial às questões de Recursos Humanos.
4.- Aprender e praticar como implementar uma intervenção.
5.- Conscientizar-se e ter conhecimento das questões de justiça, bem como dos princípios éticos que orientam as intervenções profissionais.
6.- Ser capaz de integrar os conhecimentos e skills anteriores, desenvolvendo um documento de integração final.
Docente(s) responsável(eis)
Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais
Métodos de Avaliação
Avaliação
6 módulos avaliados separadamente: 5 ao nível grupal; 1 individualmente. A média ponderada é a nota final. Há feedback presencial na fase "in residence" e na Aula Virtual nas restantes fases: 100.0%
Bibliografia
(A atualizar todos os anos. To update every year)
Briner, R.B. & Denyer, D. (2012). Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. In D. Rousseau (Ed.), Oxford Handbook of Evidence-Based Management. New York: Oxford University Press.
Briner, R.B., & Rousseau, D. (2011). Evidence-based I-O psychology: Not there yet. Industrial and Organizational Psychology, 4, 3–22.
Gough, D., Oliver, S., and Thomas, J. (2012). An introduction to systematic reviews. London: Sage.
Petticrew, M. and Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Oxford: Blackwell Publishing.
http://xa.yimg.com/kq/groups/18751725/462617161/name/manalysis.pdf
Rapid Evidence Assessment of Performance and Development Review (PDR) systems (2011).
Patterson M, Rick J, Wood S, Carroll C, Balain S, Booth A. (2010). Systematic review of the links between human resource management practices and performance. Health Technology Assessment, 14, 51.