Estratégia Inovadoras de Educação em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03013754
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura na área de saúde.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interrogativo para apresentação e discussão dos conceitos

Método de pesquisa orientada.

Avaliação escrita no final do curso: instrumento único, construído com a integração dos vários conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

- Entender a importância da Educação em Saúde e literacia no processo de participação dos cidadãos, de formação e co-responsabilidade com a saúde

- Justificar a vantagem da metodologia de investigação colaborativa e abrangente, na Educação em Saúde, em comparação com metodologias experimentais e explicativas

- Demonstrar a importância das estratégias de Educação em Saúde adequadas para contextos específicos e para populações específicas. 

Estágio(s)

Não

Programa

- Analisar os princípios que fundamentam e diferenciam as ações de Educação em Saúde, Educação Terapêutica e Saúde Alfabetização e se relacionam com a necessidade de "co-responsabilidade” dos cidadãos

 - Investigação Colaborativa e abrangente de Educação em Saúde versus metodologias experimentais e explicativas (dois paradigmas)

- Modelos de Educação em Saúde

- Estratégias de Educação em Saúde, considerando os problemas de saúde prioritários, os contextos específicos e desenvolvimento de pessoas em todo o ciclo de vida (crianças, adolescentes e jovens, adultos, idosos).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

CATALÃO, JA; PENIM, AT (2010) – Ferramentas coaching.Lisboa: Lidel

DAVIS, B; SUMARA, D (2008) - Complexity as a theory of education. Transnational Curriculum Inquiry 5 (2) http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci

FRANKLIN, D (org.) (2013) – Megamudança, o mundo em 2050. The economist. Gestão plus

LOUREIRO, Luís ; RODRIGUES, Manuel Alves (2013) – FELIZ MENTE: a website to promote mental health literacy. Atención Primaria. ISSN 0212-6567. nº 45 (Espec Congres), p. 29 (AB). JCR® Impact Factor (2011): 0,627.

RODRIGUES, Manuel ; CRUZ, M. Dulce (2012) – Children´s health perception through creative drawing language. Investigación y Educación en Enfermería. Antioquia, Colômbia. ISSN 0120-5307. Vol. 30, nº 3, p. 353-361.

RODRIGUES, Manuel Alves ; PEREIRA, Anabela ; BARROSO, Teresa (2005) – Educação para a Saúde: Formação Pedagógica dos Educadores de saúde. 1ª ed. Coimbra: Formasau – Formação e Saúde, Lda. 155 p. ISBN 972-8485-52-2.