Estratégia Inovadoras de Educação em Saúde
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2024-2025
03013754
Ciências da Saúde
Português
Presencial
Semestral
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura na área de saúde.
Métodos de Ensino
Método expositivo e interrogativo para apresentação e discussão dos conceitos
Método de pesquisa orientada.
Avaliação escrita no final do curso: instrumento único, construído com a integração dos vários conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
- Entender a importância da Educação em Saúde e literacia no processo de participação dos cidadãos, de formação e co-responsabilidade com a saúde
- Justificar a vantagem da metodologia de investigação colaborativa e abrangente, na Educação em Saúde, em comparação com metodologias experimentais e explicativas
- Demonstrar a importância das estratégias de Educação em Saúde adequadas para contextos específicos e para populações específicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Analisar os princípios que fundamentam e diferenciam as ações de Educação em Saúde, Educação Terapêutica e Saúde Alfabetização e se relacionam com a necessidade de "co-responsabilidade” dos cidadãos
- Investigação Colaborativa e abrangente de Educação em Saúde versus metodologias experimentais e explicativas (dois paradigmas)
- Modelos de Educação em Saúde
- Estratégias de Educação em Saúde, considerando os problemas de saúde prioritários, os contextos específicos e desenvolvimento de pessoas em todo o ciclo de vida (crianças, adolescentes e jovens, adultos, idosos).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
CATALÃO, JA; PENIM, AT (2010) – Ferramentas coaching.Lisboa: Lidel
DAVIS, B; SUMARA, D (2008) - Complexity as a theory of education. Transnational Curriculum Inquiry 5 (2) http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci
FRANKLIN, D (org.) (2013) – Megamudança, o mundo em 2050. The economist. Gestão plus
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