Metodologia: Estudos de referência

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03013505
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As sessões do Seminário são de apresentação e discussão das obras indicadas pela docente e, também, de textos sugeridos pelos/as estudantes, a partir dos seus percursos de investigação. É esperada uma forte participação dos/as estudantes, que devem apresentar sínteses e comentários à bibliografia proposta pela docente, assim como sugestões de leitura que, estando relacionadas com o seu percurso individual de pesquisa, possam interessar ao colectivo, e potenciar conexões epistemológicas e metodológicas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta unidade curricular é familiarizar os/as estudantes com debates epistemológicos e metodológicos centrais nas Ciências Sociais e na Sociologia, permitindo também a aquisição das ferramentas cognitivas que permitam uma adequada interpretação de resultados de estudos com perfis metodológicos distintos. Como resultado das discussões desta unidade curricular os/as estudantes devem desenvolver a capacidade de avaliação de trabalhos de investigação, das opções teóricas e operacionais seguidas e das limitações dos resultados obtidos.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular centra-se na discussão de obras de referência que constroem abordagens epistemológicas inovadoras e desafiantes. A unidade curricular toma como objecto a análise de obras nacionais e internacionais consideradas exemplares para cumprir um duplo objectivo: por um lado, de um ponto de vista mais geral, discutir os seus contributos para a construção do conhecimento sociológico, por outro lado, de um ponto de vista mais restrito, apoiar a definição dos percursos individuais de pesquisa dos/as estudantes.

O semestre prevê 15 sessões de Seminário. Sete sessões destinam-se à discussão da bibliografia indicada pela docente, as restantes às discussões das propostas dos/as estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Oliveira Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

  CONTEXTOS e atitudes sociais na Europa. Org. Jorge Vala, Anália Torres. Lisboa : ICS-Imprensa de Ciências Sociais, 2007.

FEYERABEND, Paul - Contra o método. Lisboa : Relógio d’Água, 1993.

GOFFMAN, Erving - Asylums : essays on the social situation of mental patients and other inmates. New York : Anchor Books, 1990.

GOMES, Rui (coord.) - Fuga de cérebros, LIsboa, Bertrand, 2015.

LAW, John - After method : mess in social science research. New York : Routledge, 2006.

PAIS, José Machado - Nos rastos da solidão : deambulações sociológicas. 2o ed.. Porto : Ambar, 2006. PEREIRA, Maria do Mar - Fazendo género no recreio : a negociação do género em espaço escolar. Lisboa : ICS- Imprensa de Ciências Sociais, 2012.

RAGIN, Charles - Redesigning social inquiry : fuzzy sets and beyond. Chicago : University of Chicago Press, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa - A gramática do tempo : para uma nova cultura política. Porto : Edições Afrontamento, 2006.