Ciclo de Conferências

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03013497
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta UC é constituída por sessões sobre a apresentação, publicação e debates científicos e uma série de conferências por investigadores nacionais e estrangeiros sobre temáticas da sociologia contemporânea.

Precedendo cada Conferência desenvolve-se em trabalho autónomo dos estudantes um trabalho de investigação preparatório sobre a temática a ser abordada que é objeto de apresentação e discussão. Os estudantes analisarão os aspetos teóricos e metodológicos da temática como forma da sua preparação para uma participação ativa em cada Conferência.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo do Ciclo de Conferências é colocar os estudantes em contato com a investigação sociológica mais recente, nacional e internacional, e temáticas relevantes e atuais para a formação avançada a obter no curso.

Pretende-se uma formação sociológica avançada estimulando a compreensão e a capacidade de análise crítica e avaliativa dos temas em foco, bem como a capacidade de leitura interpretativa de textos sociológicos e de apresentação e argumentação oral e escrita em contexto de debate científico.

Os/as estudantes desenvolverão autonomia na pesquisa, análise, organização, elaboração e apresentação dos grandes temas da sociologia contemporânea bem como familiaridade com a produção científica e o debate científico.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular possui um conjunto de sessões introdutórias destinadas a familiarizar os estudantes com os contextos de diálogo científico, nomeadamente ao nível dos espaços de apresentação, publicação e debate académicos. Este trabalho serve de preparação para as Conferências que constituem o núcleo deste Ciclo. 

Existindo variação no que diz respeito aos temas das conferências e conferencistas convidados, estes inserir-se-ão nos grandes temas a abordar de modo privilegiado no Doutoramento. Entre outras salientam-se as áreas da Governação e políticas públicas; Cidades e aceleracionismo cultural; Politica e neoliberalismo; Organização e trabalho; Ciência e sociedade; Mobilidades e migrações; Políticas sociais e desigualdades; Família e comunidades; Sociologia das relações de género.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos André Brito Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste em 2 relatórios de conferências (25% + 25%), apresentação em aula (15%), participação nas aulas (15%) e participação em palestras (20%): 100.0%

Bibliografia

A. Denis & D. Kalekin-Fishman. The ISA handbook in contemporary sociology. London: Sage. 2009.

B. Lahire. L'esprit sociologique. Paris: La Découverte. 2007.

B. S. Santos (Dir.) A Sociedade portuguesa perante os desafios de globalização.  Porto: Afrontamento, 2001.

B. S. Santos. A gramática do tempo. Porto: Afrontamento. 2006.

C. Béraud & B. Coulmont. Les courants contemporains de la sociologie, Paris: PUF. 2008.

D. Clawson, R. Zussman, J. Misra, N. Gerstel & R. Stokes (Eds).  Public Sociology: Fifteen Eminent Sociologists Debate Politics and the Profession in the Twenty-first Century. Berkley/Los Angeles; CA: University of California Press. 2007.

J. H. Turner. Handbook of Sociological Theory. New York: Springer. 2006.

N. Mouzelis. Modern and Postmodern Social Theorising: Bridging the Divide. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

H. Rosa, Social Acceleration. NY, Columbia Univ, Press, 2013.

R. Sennett, Construir e Habitar. S.Paulo, 2018.