Teoria e Práticas Composicionais (Música)

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017072
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação musical sólida. Domínio da Língua Portuguesa. Conhecimentos de Inglês para consultas bibliográficas.

Métodos de Ensino

As aulas são organizadas procurando fomentar a interação aluno/a-docente.

A exposição teórica será ilustrada com exemplos musicais e documentais.

Apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre textos ou temas previamente indicados.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:

Incentivar e fomentar a pesquisa, desenvolver o sentido crítico e compreender as grandes questões da Teoria Musical e práticas composicionais.

Objetivos específicos:

- compreender os principais aspectos relacionados com a teoria musical especulativa, regulativa e analítica.

- compreender a teoria musical do século XIV e início do século XV.

- compreender a teoria da música e pensamento musical depois de 1450 e os seus principais teóricos e tratados.

- compreender as principais técnicas composicionais nos séculos XV,  XVI e início de XVII.

Estágio(s)

Não

Programa

- Retrospectiva dos principais aspectos da teoria da musica e práticas composicionais: a tradição especulativa, regulativa e analítica.

- Teoria da música no século XIV e início do século XV.

- Teoria da música e pensamento musical depois de 1450, principais teóricos e tratados.

- Principais técnicas composicionais no séculos XV e XVI.

Docente(s) responsável(eis)

José António Pereira Nunes Abreu

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de trabalhos semanais : 100.0%

Bibliografia

Berger, Anna Maria Busse, Medieval music and the art of memory, University of California Press, 2005.

Christensen, Thomas, ed., The Cambridge history of western music theory, Cambridge University Press, 2002.

Judd, Cristle Collins, ed., Tonal structures in early music, Garland, 1998.

Judd, Cristle Collins, Reading Renaissance Music Theory. Hearing with the Eyes, Cambridge University Press, 2000.

Owens, Jessie Ann, Composers at work – The Craft of Musical Composition 1450-1600.

Palisca, ClaudeV., Humanism in Italian Renaissance Musical Thought, Yale Universitu Press, 1985

Wiering, Frans, The Language of the Modes: Studies in the History of Polyphonic Music, New York and London, Routledge, 2001.

Strohm, Reinhard and Blackburn, Bonnie, (ed.), Music as Concept and Practice in the late Middle Ages, The New Oxford History of Music, Vol. III. 1, Oxford University Press, 2001.