Acupunctura Básica

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02016999
Área Científica
Acupunctura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Anatomia, Fisiologia e bases da Medicina Tradicional Chinesa.

Métodos de Ensino

A avaliação de conhecimentos, aptidões e competências é feita ao longo do semestre e por avaliação. A prova de avaliação final consta de uma prova escrita para 20 valores, contendo 40 questões tipo teste, com cinco hipóteses de resposta, das quais apenas uma é a resposta correcta e/ou questões descritivas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer conhecimentos sobre a Patologia e a Semiologia da Medicina Tradicional Chinesa procurando a sua interpretação de acordo com o conhecimento científico da actualidade. Nesta unidade curricular estudam-se os meridianos e pontos de acupunctura.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade contempla a apresentação da unidade e a descrição, utilização e normas de segurança dos equipamentos e materiais de acupuntura.

Nesta unidade faz-se o estudo descritivo dos diversos tipos de meridianos: meridianos principais, meridianos curiosos, tendinomusculares, divergentes e de ligação. Esta descrição inclui trajecto, pontos principais, técnica de punctura, exemplos de aplicação, limitações e contra-indicações sendo dadas as bases morfofisiológicas e interpretados segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Docente(s) responsável(eis)

Francisco José Fernandes Vale

Métodos de Avaliação

Avaliação final
A avaliação de conhecimentos, aptidões e competências é feita ao longo do semestre e por avaliação ¿nal. A prova de avaliação final consta de uma prova escrita para 20 valores, contendo 40 questões tipo teste, com cinco hipóteses de resposta, das quais apenas uma é a resposta correcta e/ou questões descritivas.: 100.0%

Bibliografia

Artigos: / Articles:

Direcções na web: / Web resources:

Inner Body:

http://www.innerbody.com/htm/body.html

Henry Gray. Anatomy of the Human Body

http://www.bartleby.com/107/

Anatomy – MedlinePlus:

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/anatomy.html