Controlo de Gestão (CF)

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
02016923
Área Científica
Contabilidade e Fiscalidade
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A apresentação dos temas é essencialmente expositiva com a apresentação e discussão de casos práticos elucidativos do tema da aula. Para suscitar a reflexão crítica, dada a exiguidade do tempo, serão apresentados e discutidos alguns artigos científicos sobre alguns dos conteúdos do programa, bem como estudos de caso construídos pelos alunos. Todo o material de apoio à unidade curricular (com exceção da bibliografia adotada) é disponibilizado na respetiva página do Nónio.

Resultados de Aprendizagem

Partindo da conceção do controlo de gestão enquanto subsistema de informação preponderante no apoio à tomada de decisão e baseada na estrutura da organização, pretende-se oferecer uma formação complementar e atualizada no domínio do controlo de gestão, aprofundando a sua formação científica conjugada com uma componente prática que valorize a articulação entre a contabilidade de gestão, o controlo de gestão e a visão estratégica para que a organização ganhe vantagens competitivas e maximize o seu valor.

Objetivos:

Reconhecer a importância do controlo de gestão no apoio à tomada de decisão, na concretização da estratégia e criação de valor das organizações;

Planear, construir orçamentos, para apoiar o processo de tomada de decisão, e controlar o desempenho da entidade;

Selecionar, construir e usar instrumentos de controlo de gestão adequados à estrutura organizacional da entidade, aos objetivos dos gestores e ao acompanhamento do desempenho e avaliação da criação de valor.

Estágio(s)

Não

Programa

(1) O papel da contabilidade de gestão nas organizações;

(2) Conceitos e objectivos dos custos;

(3) O ABC (activity-based costing) e o ABM (activity-based management);

(4) A construção dos preços (preços externos e preços de transferência) e a gestão dos custos, a modelização do resultado;

(5) Planeamento, orçamentação e controlo orçamental – análise de desvios;

(6) Orçamento global e responsability accounting;

(7) Contabilidade de gestão estratégica – custos e níveis de planeamento, custo alvo, ciclo de vida dos produtos e a importância da curva de experiência;

(8) Sistemas de controlo de gestão e medidas de desempenho – ROI, EVATM e outras medidas de criação de valor;

(9) Construção e análise dos mapas de reporting – Tableaux de bord, balanced scorecard, o método learn e a análise da rendibilidade estratégica.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Regime misto
Apresentação e discussão de trabalho de grupo teórico: 10.0%
Apresentação e discussão de trabalho de grupo prático: 30.0%
Exame: 60.0%

Regime geral
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Anthony, R. N., (2007), Management Control Systems, 12.ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, Boston, USA.

- Garrison, R. H.; E. W. Noreen; P. C. Brewer (2004), Managerial Accounting: Concepts for Planning, Control, Decision making, 11th Ed., Irwin, Burr Ridge, Illinois, USA.

- Horngren, C. T.; S. M. Datar; G. Foster (2008), Cost accounting: a managerial emphasis, 13th Ed., Prentice Hall International Editions, Upper Saddle River, Nova Jersey, USA.

- Jordan, H., J. Carvalho das Neves e J. A. Rodrigues (2011), O controlo de gestão: ao serviço da estratégia e dos gestores, 9ª ed., Áreas Editora, Lisboa, Portugal.

- Martins, A.; I. Cruz ; M. Augusto; P. Pereira da Silva; P. G. Gonçalves (20011), Manual de Gestão Financeira Empresarial, 2ª ed., Coimbra Editora, Coimbra, Portugal.