Poética da Arquitectura Contemporânea: Forma e Tectónica II

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02016642
Área Científica
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem

Métodos de Ensino

A disciplina, pretende adquirir e consolidar conhecimentos específicos e essenciais da área da Arquitectura, a partir das temáticas enunciadas, no entanto, procurará igualmente estabelecer pontes entre matérias de áreas diversificadas, da ciência à arte, tornando-os em conhecimentos integrados na síntese arquitectónica.
As aulas Teóricas serão essencialmente expositivas, procurando cumprir os enunciados previstos no programa, com o desenvolvimento dos temas e uma síntese inter-relacionada dos pontos fundamentais. Terão como objectivo incentivar a investigação e a reflexão, relacionando de forma crítica, os conteúdos temáticos abordados nas aulas teóricas, através da realização de um trabalho prático, a partir de um tema à escolha.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem como objectivo fundamental, consolidar conhecimentos na área da Arquitectura, a partir de temas específicos que sustentam a sua elaboração, enquanto matéria de reflexão e aplicação prática. Promover a formação de uma consciência arquitectónica crítica sobre a compreensão dos processos da transformação e significado do espaço arquitectónico contemporâneo.
Através da abordagem de temas da cultura arquitectónica contemporânea e do estudo de exemplos paradigmáticos, procura-se aprofundar conhecimentos que promovam uma visão crítica fundamentada, associada à actividade artística e técnica na compreensão dos seus processos produtivos, como matéria integrada.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina pretende fundamentar uma consciência crítica da prática da Arquitectura e dos seus processos da transformação. O programa terá uma estrutura repartida por temas, procurando os mecanismos de compreensão que proporcionem o entendimento das problemáticas centrais da forma e tectónica no espaço arquitectónico contemporâneo. Valorizando a autonomia instrumental, procurará evidenciar os pontos que sustentam a integridade, conceptual, narrativa e física da arquitectura a partir dos diferentes domínios de raciocínio que suportam a sua idealização e produção.
A disciplina procura a presença da ideia de forma e tectónica, na evolução da arquitectura a partir do século XX, averiguando em simultâneo a sua permanência nos processos de idealização do espaço arquitectónico contemporâneo. Investiga a autonomia da arquitectura, não só nos termos da
poética do espaço e da forma mas igualmente a partir de uma poética da tectónica, observando o modo como esta esteve presente na construção do ideário moderno e se manifesta actualmente na arquitectura contemporânea.
Neste semestre dar-se-á continuidade aos temas abordados anteriormente incidindo sobre a ideia de autonomia da envolvente na arquitectura contemporânea: Elementos de composição; Elemento
e sistema; Arquitecturas de superfície; Imagem e significado; Estrutura do contido; Opacidade e transparência; Oculto e revelado; Limite e configuração interna; A ilusão do revestimento; Técnica e aparência. Temas que serão abordados a partir da leitura de autores contemporâneos

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Trabalho de Grupo: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

A bibliografia geral e complementar será indicada em função da especificidade dos temas em estudo e dos trabalhos práticos a desenvolver