Poética da Arquitectura Contemporânea: Forma e Tectónica I

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02016631
Área Científica
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as disciplinas do 1º Ciclo de Estudos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais, que concretizem o interesse dos temas em estudo.

Aulas teóricas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, conjuguem conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face aos temas em estudo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem como objectivo fundamental, consolidar conhecimentos na área da Arquitectura, a partir de temas específicos que sustentam a sua elaboração, enquanto matéria de reflexão e aplicação prática. Procura-se promover a formação de uma consciência arquitectónica crítica sobre a compreensão dos processos da transformação e significado do espaço arquitectónico contemporâneo.

Através da abordagem de temas da cultura arquitectónica contemporânea e do estudo de exemplos paradigmáticos, procura-se aprofundar conhecimentos que promovam uma visão crítica fundamentada, associada à actividade artística e técnica, na compreensão dos seus processos produtivos, como matéria integrada.

A aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentar a consciência crítica da prática da Arquitectura e dos seus processos da transformação. Com uma estrutura temática, pesquisa os mecanismos de compreensão das problemáticas centrais da forma e tectónica na arquitetura contemporânea. Valorizando a autonomia instrumental que evidencia a integridade conceptual, narrativa e física da arquitectura a partir dos diferentes domínios de raciocínio que suportam a sua idealização e produção, da presença da ideia de forma e tectónica, investiga a autonomia da arquitectura, nos termos da poética do espaço e da forma e de uma poética da tectónica, observando a sua presença na construção do ideário moderno, da leitura de autores paradigmáticos e a sua permanência nos processos de idealização da arquitetura contemporânea.A trajetória e fundamentos que estão na génese da arquitectura do século XX, dos conceitos de espaço, forma e tectónica. Os mecanismos formais e a autonomia da envolvente na arquitetura contemporânea.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua, com recurso a leituras seleccionadas e à crítica do desenvolvimento do trabalho prático, que promovam a aprendizagem contínua, em que cada item infere no resultado final. A avaliação abrange toda a matéria leccionada, procurando focar, de forma clara, tanto os conceitos teóricos de base como a capacidade de entender as temáticas em estudo.: 100.0%

Bibliografia

AA/VV, Robert Le Ricolais. Visiones y Paradojas Madrid, Editado por la Fundación Cultural COAM, 1997.

FANELLI, Giovanni e GARGIANI, Roberto, IL principio del rivestimento. Prolegomena a una storia del l’architetura contemporanea, s.l., Editori Laterza, 1994.

FRAMPTON, Kenneth, Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture, 2.ª ed, Cambridge, Mass. MIT, 1996.

KEPES, Gyorgy (ed.), Structure in Art and in Science, New York, Edited by George Braziller, 1965.

MEISS, Pierre von, Elements of architecture, New York, UNR, 1990.

STRIKE, James, De la Construcción a los Proyectos, Barcelona, Editorial Reverté, 2004.

TATARKIEWICZ, Wladysiaw, Historia de seis ideas. Arte, belleza, forma, creatividad, mimesis, experiencia estética, Madrid., Tecnos Alianza Editorial, 2002.

THOMPSON, D’Arcy, Sobre el Crecimiento y la Forma – (On Growth and Form, 1917), Madrid; J. T. Bonner; 2003 (1ª ed. Cambridge University Press, 1961).