Estatística II

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
01008105
Área Científica
Estatística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável a frequência da unidade curricular “Estatística I”.

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza essencialmente expositiva e incluem exemplos ou exercícios que permitem aplicar os conhecimentos adquiridos (ou seja, são de tipo teórico-prático).

Há duas modalidades de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame final. A avaliação ao longo do semestre pressupõe a realização de duas frequências (com um peso total de 50-75%) e a resolução de um conjunto de exercícios ou execução de simples tarefas numéricas (com um peso de 50-25%) entregues individualmente com uma periodicidade de 3 a 4 semanas. A avaliação por exame final inclui a realização de um exame com um peso de 100%.

Ao longo do semestre é disponibilizado aos alunos apoio à resolução dos exercícios e preparação para frequências e exames.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular “Estatística II” tem como principal objectivo dar a conhecer ao estudante os princípios, métodos e técnicas da Estatística nas vertentes descritiva e inferencial.

Esta unidade curricular permite desenvolver a capacidade de interpretar os resultados e de avaliar criticamente os métodos utilizados.

Complexidades de índole matemático serão reduzidas ao mínimo e a análise de exemplos práticos receberá uma atenção considerável.

Estágio(s)

Não

Programa

Distribuição de probabilidade duma variável aleatória.

As distribuições binomial e normal.

Distribuições amostrais para proporções e médias.

Intervalos de confiança para proporções e médias

Testes de hipóteses para proporções e médias.

Análise de frequências: testes do qui-quadrado.

Docente(s) responsável(eis)

José Luís Esteves dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação ao longo do semestre pressupõe a realização de duas frequências (com um peso total de 50-75%) e a resolução de um conjunto de exercícios ou execução de simples tarefas numéricas (com um peso de 50-25%), ou a realização de um exame com um peso de 100%. : 100.0%

Bibliografia

1- Estatística, Notas de apoio às aulas. Carlos Tenreiro, Coimbra, 2009.http://arquivoescolar.org//handle/arquivo-e/198

2 - Estatística Aplicada. Elizabeth R, Melo P, Andrade R, Calapez T. Edições Sílabo, 1999.

3- Estatística Aplicada à Administração e Economia. Anderson, D.R., Sweeney, D.J., Williams, T.A. Pioneira, Thompson Learning, 2000.

4- Introdução às Probabilidades e à Estatística. Graça Martins, M.E., Cerveira, A.G. Universidade Aberta, 1999.

5- Introduction to the Practice of Statistics. Moore, D.S.; McCabe, G.P. Freeman and Company, 2003.