Tese em Ciências Jurídico-Criminais
1
2025-2026
03012725
Ciências Jurídico-Criminais
Português
Presencial
300.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A avaliação tem lugar através da defesa oral da tese, perante um júri constituído nos termos da lei.
Resultados de Aprendizagem
A realização de investigação de elevado nível e a correspondente redacção de uma dissertação ou tese de doutoramento constituem um elemento fundamental para a obtenção do grau de Doutor.
O III Ciclo de Estudos sem Curso de Doutoramento inclui apenas a elaboração, acompanhada por um orientador, de uma dissertação. Neste caso, a própria candidatura, além de outros elementos, tem de incluir a indicação do orientador e respectivo termo de aceitação, além da apresentação do tema e projecto de dissertação, subscrito pelo candidato e respectivo orientador.
Esta variante do III Ciclo só tem normalmente lugar quando o orientador já conhece a personalidade científica do candidato.
Não sendo esse o caso, os candidatos devem primeiramente frequentar um curso de doutoramento composto por quatro seminários (dois semestres), um Seminário Geral e três seminários especializados (destes, dois devem pertencer à área de especialização do candidato). Até ao final do ano lectivo subsequente àquele em que frequentaram o curso de doutoramento, os candidatos aprovados devem requerer ao Conselho Científico a passagem à fase de elaboração da dissertação, indicando o tema e o projecto da dissertação em documento subscrito pelo candidato e respectivo orientador.
O orientador informa anualmente o Conselho Científico sobre a evolução da investigação mediante a apresentação de um relatório escrito.
Estágio(s)
NãoPrograma
Não aplicável.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Coutinho Abreu
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação tem lugar através da defesa oral da tese, perante um júri constituído nos termos da lei.: 100.0%
Bibliografia
Não aplicável / Not applicable.