Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese
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2018-2019
03012303
Psicologia da Educação
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Acompanhamento do estudante pelo orientador com quem deve discutir de forma continuada as suas dúvidas e reflexões e de quem recebe um feedback individualizado em relação ao percurso e aos progressos do seu trabalho, tendo oportunidade de se apropriar dos conhecimentos de forma contextualizada e focalizada nos seus interesses, através de um processo de aprendizagem autónoma, mas guiada.
As aulas ocorrem em formato de seminário, através do contacto direto com investigadores, os quais estimulam o debate em grupo com base na bibliografia disponibilizada previamente, nas apresentações realizadas e nas interrogações formuladas.
A participação em investigações em curso é outra das metodologias a que se recorre como forma de proporcionar um conhecimento direto e vivencial das diversas atividades associadas à realização da investigação.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objetivo um acompanhamento individualizado, em regime de tutorado, para uma orientação mais específica do estudante, com vista ao desenvolvimento do projeto de tese a apresentar no final do curso de formação avançada.
No final desta unidade curricular é esperado que estudante tenha desenvolvido e aprofundado competências: a) de investigação, através do contacto direto com o trabalho de investigadores sénior; b) para desenvolver de forma original e progressivamente mais autónoma a concepção e plano da investigação a desenvolver para a tese; c) para integrar e aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos de forma adaptada aos objetivos do projeto de investigação que irá desenvolver e; d) de conhecimento e reflexão crítica sobre ética e deontologia na condução de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Seminários de Investigação
Características teórico-metodológicas no âmbito da promoção de competências interpessoais
e emocionais (Paulo Lopes, Univ. Católica)
Abordagem dos alunos ao estudo e promoção dos processos de autorregulação da
Aprendizagem (Pedro Rosário, Univ. Minho)
Experiências óptimas e o seu impacto no desenvolvimento individual e social na adolescência
(Teresa Freire, Univ. Minho)
Programa de Estudos da Aprendizagem autorregulada (Grupo de investigadores do PEAAR)
II. Participação em Investigação
Participação em investigação de colegas ou investigadores sénior
III. Apoio Tutorial Individualizado
As matérias são desenvolvidas em função das necessidades de cada estudante tanto ao nível do apoio conceptual, como do apoio metodológico e estatístico, em regime de tutorado individual.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
envolvimento, assistência aos seminários e colaboração em investigação por parte do estudante: 100.0%
Bibliografia
Lima, I., & Freire, T. (2009). Qualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar dos adolescentes:
Implicações desenvolvimentistas e educacionais. Análise Psicológica, 4 (XXVII), 523-534.
Lopes, P., & Salovey, P. (2008). Emotional inteligence and leadership: Implications for leader development. In C. Hoyt, G. Goethals & D. Forsyth (Eds.), Leadership at the crossroads. London: Praeger.
Rosário, P. (2004). (Des)venturas do Testas: Estudar o Estudar. Porto: Porto Editora.
Rudestam, K. & Newton, R. (2001). Surviving your dissertation: A comprehensive
guide to content and process (2nd ed.). Thousand Oaks: Sage.
Rugg, G. & Petre, M. (2004). The unwritten rules of PhD research. Berkshire: Open University Press McGraw – Hill Education
Veiga Simão, A. M., Lopes da Silva, A., & Sá, I. (Orgs.) (2007). Auto-regulação da aprendizagem. Das concepções às práticas. Lisboa: EDUCA.