Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03012303
Área Científica
Psicologia da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Acompanhamento do estudante pelo orientador com quem deve discutir de forma continuada as suas dúvidas e reflexões e de quem recebe um feedback individualizado em relação ao percurso e aos progressos do seu trabalho, tendo oportunidade de se apropriar dos conhecimentos de forma contextualizada e focalizada nos seus interesses, através de um processo de aprendizagem autónoma, mas guiada.

As aulas ocorrem em formato de seminário, através do contacto direto com investigadores, os quais estimulam o debate em grupo com base na bibliografia disponibilizada previamente, nas apresentações realizadas e nas interrogações formuladas.

A participação em investigações em curso é outra das metodologias a que se recorre como forma de proporcionar um conhecimento direto e vivencial das diversas atividades associadas à realização da investigação.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo um acompanhamento individualizado, em regime de tutorado, para uma orientação mais específica do estudante, com vista ao desenvolvimento do projeto de tese a apresentar no final do curso de formação avançada.

No final desta unidade curricular é esperado que estudante tenha desenvolvido e aprofundado competências: a) de investigação, através do contacto direto com o trabalho de investigadores sénior; b) para desenvolver de forma original e progressivamente mais autónoma a concepção e plano da investigação a desenvolver para a tese; c) para integrar e aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos de forma adaptada aos objetivos do projeto de investigação que irá desenvolver e; d) de conhecimento e reflexão crítica sobre ética e deontologia na condução de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Seminários de Investigação

Características teórico-metodológicas no âmbito da promoção de competências interpessoais

e emocionais (Paulo Lopes, Univ. Católica)

Abordagem dos alunos ao estudo e promoção dos processos de autorregulação da

Aprendizagem (Pedro Rosário, Univ. Minho)

Experiências óptimas e o seu impacto no desenvolvimento individual e social na adolescência

(Teresa Freire, Univ. Minho)

Programa de Estudos da Aprendizagem autorregulada (Grupo de investigadores do PEAAR)

II. Participação em Investigação

Participação em investigação de colegas ou investigadores sénior

III. Apoio Tutorial Individualizado

As matérias são desenvolvidas em função das necessidades de cada estudante tanto ao nível do apoio conceptual, como do apoio metodológico e estatístico, em regime de tutorado individual.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
envolvimento, assistência aos seminários e colaboração em investigação por parte do estudante: 100.0%

Bibliografia

Lima, I., & Freire, T. (2009). Qualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar dos adolescentes:

Implicações desenvolvimentistas e educacionais. Análise Psicológica, 4 (XXVII), 523-534.

Lopes, P., & Salovey, P. (2008). Emotional inteligence and leadership: Implications for leader development. In C. Hoyt, G. Goethals & D. Forsyth (Eds.), Leadership at the crossroads. London: Praeger.

Rosário, P. (2004). (Des)venturas do Testas: Estudar o Estudar. Porto: Porto Editora.

Rudestam, K. & Newton, R. (2001). Surviving your dissertation: A comprehensive

guide to content and process (2nd ed.). Thousand Oaks: Sage.

Rugg, G. & Petre, M. (2004). The unwritten rules of PhD research. Berkshire: Open University Press McGraw – Hill Education

Veiga Simão, A. M., Lopes da Silva, A., & Sá, I. (Orgs.) (2007). Auto-regulação da aprendizagem. Das concepções às práticas. Lisboa: EDUCA.