Seminário Optativo Temático II

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03012296
Área Científica
Psicologia da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

As aulas ocorrem em pequeno grupo em formato de seminário, através da realização de painéis de debate apoiados nas recensões críticas de documentos, nos projetos de investigação em fase de elaboração e nas sessões de trabalho dinamizadas por professores nacionais e internacionais na área de investigação em que o estudante desenvolve a sua tese e em procedimentos de análise mais individualizados. A assistência a conferências e seminários temáticos propostos por outros programas doutorais e a congressos sobre a sua área de investigação são outra das metodologias de ensino previstas.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular tem por objetivos 1) o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos especializados sobre temas aprofundados numa das áreas de investigaçãodo programa doutoral; 2) a realização do plano de investigação do projeto de tese e; 3) saber integrar-se em grupos de investigação nacionais e internacionais com o potencial intercâmbio internacional de estudantes e investigadores.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Preparação, Apresentação e Discussão dos Planos de Tese

Discussão dos pré-projectos

Aspetos formais e metodológicos na construção do plano de tese

Tomada de decisão no tratamento de dados

Discussão dos trabalhos em curso e preparação de submissões a bolsas

Apresentação dos projetos

II. Seminários Temáticos

Historical and contextual perspectives on inclusive education (S. Pearson, Univ. Leeds)

Medidas de investigação da cognição social aplicadas à promoção da saúde (L. Garcia-Marques, UL)

The facets of metacognition and their effects on learning (A. Efklides, Univ. Thessaloniki)

Psychological mechanisms in the adoption and maintenance of health behavior change (R. Schwarzer, Univ.

Livre Berlim)

The pursuit of happiness: Positive psychology innovations (D. Vella-Brodrick, Univ. Monasch)

Abordagem contextualista-desenvolvimentista e socio-cognitiva do desenvolvimento humano na perspetiva da psicologia vocacional (FPCE-UC) Publicação científica (FP-UL)

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consta do aprofundamento da revisão de literatura apresentada no 1.º semestre (20 páginas) e da apresentação do projeto: 100.0%

Bibliografia

Blustein, D. (2006). The psychology of working: A new perspective for career development,counseling, and public policy. NJ: Lawrence Erl.

Efklides, A., & Misailidi, P. (Eds.) (2010). Trends and prospects in metacognition research. New York: Springer.

Gawronski, B., & Payne, B. (Eds.) (2010). Handbook of implicit social cognition: Measurement, theory, and

applications. N.Y.: Guilford.

Norman, P., Abraham, C., & Conner, M. (Eds.) (2006). Understanding and changing health behaviour: from health beliefs to self-regulation. London: Routledge.

Pearson, S. (2009). Using activity theory to understand prospective teachers' attitudes to and construction of special educational needs and/or disabilities. Teaching and Teacher Education 25, 559 - 568.

Vella-Brodrick, D. A. (in press). Positive Psychology interventions – Research evidence, practical utility and next steps (Chapter in C. Keyes, Mental Well-Being: International Contributions to the Study of Positive Mental Health. Springer).