Seminário Optativo Temático II
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2018-2019
03012296
Psicologia da Educação
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
As aulas ocorrem em pequeno grupo em formato de seminário, através da realização de painéis de debate apoiados nas recensões críticas de documentos, nos projetos de investigação em fase de elaboração e nas sessões de trabalho dinamizadas por professores nacionais e internacionais na área de investigação em que o estudante desenvolve a sua tese e em procedimentos de análise mais individualizados. A assistência a conferências e seminários temáticos propostos por outros programas doutorais e a congressos sobre a sua área de investigação são outra das metodologias de ensino previstas.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular tem por objetivos 1) o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos especializados sobre temas aprofundados numa das áreas de investigaçãodo programa doutoral; 2) a realização do plano de investigação do projeto de tese e; 3) saber integrar-se em grupos de investigação nacionais e internacionais com o potencial intercâmbio internacional de estudantes e investigadores.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Preparação, Apresentação e Discussão dos Planos de Tese
Discussão dos pré-projectos
Aspetos formais e metodológicos na construção do plano de tese
Tomada de decisão no tratamento de dados
Discussão dos trabalhos em curso e preparação de submissões a bolsas
Apresentação dos projetos
II. Seminários Temáticos
Historical and contextual perspectives on inclusive education (S. Pearson, Univ. Leeds)
Medidas de investigação da cognição social aplicadas à promoção da saúde (L. Garcia-Marques, UL)
The facets of metacognition and their effects on learning (A. Efklides, Univ. Thessaloniki)
Psychological mechanisms in the adoption and maintenance of health behavior change (R. Schwarzer, Univ.
Livre Berlim)
The pursuit of happiness: Positive psychology innovations (D. Vella-Brodrick, Univ. Monasch)
Abordagem contextualista-desenvolvimentista e socio-cognitiva do desenvolvimento humano na perspetiva da psicologia vocacional (FPCE-UC) Publicação científica (FP-UL)
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação consta do aprofundamento da revisão de literatura apresentada no 1.º semestre (20 páginas) e da apresentação do projeto: 100.0%
Bibliografia
Blustein, D. (2006). The psychology of working: A new perspective for career development,counseling, and public policy. NJ: Lawrence Erl.
Efklides, A., & Misailidi, P. (Eds.) (2010). Trends and prospects in metacognition research. New York: Springer.
Gawronski, B., & Payne, B. (Eds.) (2010). Handbook of implicit social cognition: Measurement, theory, and
applications. N.Y.: Guilford.
Norman, P., Abraham, C., & Conner, M. (Eds.) (2006). Understanding and changing health behaviour: from health beliefs to self-regulation. London: Routledge.
Pearson, S. (2009). Using activity theory to understand prospective teachers' attitudes to and construction of special educational needs and/or disabilities. Teaching and Teacher Education 25, 559 - 568.
Vella-Brodrick, D. A. (in press). Positive Psychology interventions – Research evidence, practical utility and next steps (Chapter in C. Keyes, Mental Well-Being: International Contributions to the Study of Positive Mental Health. Springer).