Seminário Optativo Temático I

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03012279
Área Científica
Psicologia da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

As aulas são essencialmente de natureza teórica, recorrendo-se a exposição reflexiva, discussão em grupo, apresentação, análise e debate de trabalhos de investigação. O debate em grupo é estimulado pela leitura prévia, por parte do estudante, de bibliografia facultada pelos respetivos docentes responsáveis por cada aula de seminário e por pesquisa autónoma do estudante.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular tem por objetivos 1) o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos especializados da Psicologia nas áreas da aprendizagem em contexto educacional e/ou do desenvolvimento vocacional e pessoal e/ou da promoção da saúde e do bem-estar e 2) o planeamento de novas investigações consonantes com os interesses dos estudantes e integradas em projectos em curso nas Unidades de Investigação das duas faculdades.

Estágio(s)

Não

Programa

I. MÓDULO - APRENDIZAGEM EM CONTEXTO EDUCACIONAL

Seminário 1: Auto-regulação da aprendizagem

Seminário 2: Concepções de e abordagens à aprendizagem

Seminário 3: Dificuldades na aprendizagem

Seminário 4: Aprendizagem criativa

Seminário 5: Concepções de aprendizagem e resolução de problemas

Seminário 6: Campo educativo e diversidade cultural

II. MÓDULO – DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E PESSOAL

Seminário 1: O desenvolvimento vocacional e a construção de projectos de vida: Implicações para a intervenção

Seminário 2: A avaliação psicológica em orientação

Seminário 3: Transições psicossociais e qualidade de vida

Seminário 4: Novas perspectivas para a psicologia vocacional

III. MÓDULO – PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR

Seminário 1: Promoção da saúde e do bem-estar

Seminário 2: Adaptação e promoção do bem-estar

Seminário 3: Auto-regulação na promoção da saúde

Seminário 4: Perspectivas relacionais, do trabalho e do bem-estar

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
um artigo de revisão de literatura (máximo 10 páginas) para a área de investigação privilegiada no projeto de doutoramento do estudante (aprendizagem em contexto educacional, desenvolvimento vocacional e pessoal ou promoção da saúde e do bem-estar): 100.0%

Bibliografia

Lopes da Silva, A. Sá, I., Duarte, A. & Veiga Simão, A. M. (2004). A aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Ed.

Gross, J. (Ed.) (2007). Handbook of emotion regulation. N.Y.: Guilford.

Gybers, N., Heppner, M., & Johnston, J.A. (2009). Career counseling. Process, issues, and techniques (3th Ed.).

USA: Allyn & Bacon.

Marques Pinto, A., & Picado, L. (Eds.) (2011). Adaptação e bem-estar nas escolas portuguesas. Lisboa: Coisas de Ler.

Savickas, M. L. (2005). The theory and practice of career construction. In S. Brown & R. Lent (Eds.), Career

development and counselling: Putting theory and research to work (pp. 42-70). Oxford: J. Wiley.

Veiga Simão, A. M., Lopes da Silva, A., & Sá, I (Orgs.) (2007). Auto-regulação da aprendizagem: das concepções àspráticas. Lisboa: Educa & Ui&dCE.

Zimmerman, B., & Schunk, D. (Eds.) (2011). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance, New York: Routledge.