Seminário Temático Optativo 2 - Investigação em Intervenção Familiar

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03012243
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo: esta unidade curricular obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Intervenção Familiar de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I- Prevenção

1.1. Educação parental

1.1.1. Conceitos e tipologias. Programas: 1) Early-Childhood Basic Parenting Program, Incredible Years; 2)

Parenting Wisely, Urban Teens,

1.2. Promoção e enriquecimento conjugal

1.2.1. Objetivos e diversidade das intervenções. Modelos e programas (pré-maritais e maritais).

Módulo II – Mediação familiar e comunitária

2. Modalidades e condições; indicações relativas aos sujeitos-alvo e objetivos, Variáveis associadas e avaliação de eficácia.

Módulo III – Intervenções terapêuticas

3.1. Investigação sobre o processo terapêutico,

3.1.1. Processo e resultados. Variáveis associados à mudança terapêutica em diferentes settings e perturbações.

3.2. Intervenção em crise

3.2.1. Conceito e tipologias de crise. Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise, catástrofe e emergência; o caso da situação de perda e luto.

 

Nota: dos 5 temas indicados nos 3 módulos cada estudante escolhe 3 subtemas em função dos seus interesse de investigação

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores : 100.0%

Bibliografia

Almeida,A.,Cruz, O.,Gaspar,M.,Brandão,T.,Alarcão,M.& Machado,J. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology,9(1),135-149.

Carr, A.(2009). The effectiveness os family therapy and systemic interventions for adult-focused problems. Journal of Family Therapy,31,46-74. doi:10.1111/j.1467-6427.2008.00452.x

Romano,J.& Hage,S.(2000). Prevention and Counseling Psychology: revitalizing commitments for the 21st century.The Counseling Psychologist,6(28), 733-763.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked

Foundation for Effective Practice.NY:Guilford

Walsh, F., & McGoldrick, M. (2004). When a Family Deals with Loss: Adaptational Challenges, Risk, and Resilience

Winsdale & Monk (2001).Narrative Mediation:A new approach to conflict resolution.SFrancisco:Jossey-Bass