Seminário Temático Optativo 2 - Investigação em Intervenção Familiar
1
2016-2017
03012243
Psicologia
Português
Presencial
12.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo: esta unidade curricular obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Intervenção Familiar de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I- Prevenção
1.1. Educação parental
1.1.1. Conceitos e tipologias. Programas: 1) Early-Childhood Basic Parenting Program, Incredible Years; 2)
Parenting Wisely, Urban Teens,
1.2. Promoção e enriquecimento conjugal
1.2.1. Objetivos e diversidade das intervenções. Modelos e programas (pré-maritais e maritais).
Módulo II – Mediação familiar e comunitária
2. Modalidades e condições; indicações relativas aos sujeitos-alvo e objetivos, Variáveis associadas e avaliação de eficácia.
Módulo III – Intervenções terapêuticas
3.1. Investigação sobre o processo terapêutico,
3.1.1. Processo e resultados. Variáveis associados à mudança terapêutica em diferentes settings e perturbações.
3.2. Intervenção em crise
3.2.1. Conceito e tipologias de crise. Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise, catástrofe e emergência; o caso da situação de perda e luto.
Nota: dos 5 temas indicados nos 3 módulos cada estudante escolhe 3 subtemas em função dos seus interesse de investigação
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Métodos de Avaliação
Avaliação
redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores : 100.0%
Bibliografia
Almeida,A.,Cruz, O.,Gaspar,M.,Brandão,T.,Alarcão,M.& Machado,J. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology,9(1),135-149.
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Walsh, F., & McGoldrick, M. (2004). When a Family Deals with Loss: Adaptational Challenges, Risk, and Resilience
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