Estatística

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03012221
Área Científica
Estatística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Em cada aula apresenta-se uma temática, iniciando-se cada uma com a revisão dos conteúdos programáticos apresentados anteriormente, através de uma proposta que a docente coloca aos estudantes, para resolverem alguns problemas de análises de dados sobre as temáticas já apresentadas. Esta atividade ocorre durante cerca de uma hora letiva. Na hora seguinte apresenta-se a temática dessa aula dialogando com os estudantes e intercalando com pequenos exemplos de aplicação. Cada aula termina com a realização, em software, de um pequeno exercício de análise de dados sobre a nova temática, realizada em pequenos grupos de dois ou três estudantes sob a tutoria da docente.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo principal:

- Proporcionar ao estudante a aquisição de competências metodológicas de análise quantitativa de dados que lhe permitam desenvolver as suas áreas de investigação preferenciais no domínio da da Psicologia da Família.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao Software Estatístico IBM SPSS Statistical 19.

Análise Exploratória de Dados:

- Revisão Parte I: Estudo Univariado – Variáveis e distribuições.

- Revisão Parte II: Estudo Bivariado - As relações entre variáveis.

Inferência sobre Comportamento Médio - Revisão Parte I: Uma só amostra.

Inferência para Comparação de Populações:

- Revisão Parte II: Amostras emparelhadas e Amostras independentes, Mais de duas amostras independentes

(ANOVA a um factor).

- Complementos de ANOVA: Análise da Variância a dois ou mais factores, MANOVA.

Regressão Linear Múltipla: O modelo e a inferência associada ao modelo; Qualidade de ajustamento do modelo;

Violação dos pressupostos; Detecção de outliers.

Métodos de Análise Factorial: Análise em factores comuns e específicos; Análise em Componentes Principais;

Análise das Ordens; Análise Factorial Policórica.

Modelos de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis): Modelos Hierárquicos e Modelos Não Hierárquicos.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Bibliografia

Maroco, J. (2010). Análise estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS). Pero Pinheiro: ReportNumber, ISBN: 9789899676305.

Moore, D. S. (2007). The basic practice of statistics (4th ed.). New York: W. H. Freeman and Company.

Pires, M. & Branco, J. A. (2007). Introdução aos métodos estatísticos robustos. Lisboa: Edições SPE.

Schafer, J. L., Graham, J. W. (2002). Missing data: Our view of the state of the art. Psychological Methods. 7(2), 147–177.

Schawrz, N. (1999). Self reports: How the questions shape the answers. American Psychologist, 54 (2), 93-105.

Tabachnick, B. G. & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics (5th ed.). Boston: Pearson Education, Inc.

Tukey, J. W. (1977). Exploratory data analysis. Addison-Wesley: Reading, MA.

Wilcox, R. R. & Keselman, H. J. (2003). Measures of central tendency. Psychological Methods, 8(3), 254-274.

Wilcox, R. R. (2010). Fundamentals of modern statistical methods: Substantially improving power and accuracy (2nd ed.). New York: Springer.