Cognição Social

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03012195
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas / Discussão de artigos científicos / Apresentações de trabalhos de investigação, etc.

Resultados de Aprendizagem

Adotando a perspetiva da Psicologia Social, a disciplina tem como objetivo principal contribuir para um conhecimento aprofundado da área substantiva da cognição social, em articulação com os objetivos e conteúdos das disciplinas obrigatórias e optativas do domínio da Psicologia Cognitiva stricto sensu.

De modo mais específico, pretende-se que, no final da disciplina, os estudantes estejam em condições de:

1. Identificar, descrever (de modo preciso e sucinto) e avaliar criticamente os principais modelos teóricos, conteúdos empíricos e métodos de investigação em cognição social;

2. Estabelecer conexões conceptuais com disciplinas vizinhas (e.g., Psicologia Evolucionista) e extrair implicações relevantes para o domínio da intervenção psicológica (e.g., Educação).

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 – Atitudes e Atribuição:

1.1 Atitudes, Mudança de Atitudes e Persuasão: Cognições e Comportamentos;

1.2 Atribuição Causal: Inferências e Enviesamentos;

1.3 Atribuição Causal nas Relações Íntimas.

Módulo 2 – Self e Cognição Social:

2.1 Experiência da Consciência Reflexiva e Representações Cognitivas do Self;

2.2 Self Interpessoal e Estratégias de Autoapresentação;

2.3 Dimensões Sociocognitivas da Função Executiva do Self.

Módulo 3 – Representações Sociais, Expetativas e Interações:

3.1 Representações Sociais e Cognição Social: Paradigmas de Investigação e Tensões Teórico-Metodológicas;

3.2 Expetativas e Relações Interpessoais: Modelos Teóricos e Processos Sociocognitivos;

3.3 Interação Social, Linguagem e Comunicação: Sistemas de Análise em Contexto Educativo.

Módulo 4 – Cognição Social e Psicologia Evolucionista:

4.1 O Paradigma Evolucionista Aplicado à Cognição Social;

4.2 Cooperação e Evolução: Mutualismo, Reciprocidade e Altruísmo;

4.3 Evolução e Redes Sociais.

Docente(s) responsável(eis)

Valentim António Rodrigues Alferes

Bibliografia

Baumeister (Ed.).(1999).The self in social psychology: Key readings in social psychology. Clev., OH: Psychol. Press.

Babad, E. (2009). The social psych. of the classroom. NY: Routledge.

Deaux, K., & Philogène, G.(2001).Representations of the social: Bridging theroretical traditions. Oxf., UK: Blackwell.

Dunbar, R. I. M., & Barrett, L. (Eds.).(2007).Oxford handbook of evolutionary psychology. Oxf., UK: Oxford U Press.

Fiske, S.T., & Taylor, S. E.(2008).Social cognition: From brains to culture. NY: McGraw-Hil.

Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.).(2010). The handbook of social psychology (5th ed.). NY: Wiley.

Fletcher, G. J., & Clark, M. S.(Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Interper. process. Oxf.: Blackwell.

Kruglanski, A. W, & Higgins, E. T. (Eds.).(2007). Social psychology: Handbook of basic principles (2th ed.). NY: Guilford.

Rossano, M. J., Matthew J.(2003). Evolutionary psychology: The science of human behavior and evolution. Hoboken, NJ: Wiley.