Cognição Social
1
2018-2019
03012195
Psicologia
Português
Presencial
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas / Discussão de artigos científicos / Apresentações de trabalhos de investigação, etc.
Resultados de Aprendizagem
Adotando a perspetiva da Psicologia Social, a disciplina tem como objetivo principal contribuir para um conhecimento aprofundado da área substantiva da cognição social, em articulação com os objetivos e conteúdos das disciplinas obrigatórias e optativas do domínio da Psicologia Cognitiva stricto sensu.
De modo mais específico, pretende-se que, no final da disciplina, os estudantes estejam em condições de:
1. Identificar, descrever (de modo preciso e sucinto) e avaliar criticamente os principais modelos teóricos, conteúdos empíricos e métodos de investigação em cognição social;
2. Estabelecer conexões conceptuais com disciplinas vizinhas (e.g., Psicologia Evolucionista) e extrair implicações relevantes para o domínio da intervenção psicológica (e.g., Educação).
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1 – Atitudes e Atribuição:
1.1 Atitudes, Mudança de Atitudes e Persuasão: Cognições e Comportamentos;
1.2 Atribuição Causal: Inferências e Enviesamentos;
1.3 Atribuição Causal nas Relações Íntimas.
Módulo 2 – Self e Cognição Social:
2.1 Experiência da Consciência Reflexiva e Representações Cognitivas do Self;
2.2 Self Interpessoal e Estratégias de Autoapresentação;
2.3 Dimensões Sociocognitivas da Função Executiva do Self.
Módulo 3 – Representações Sociais, Expetativas e Interações:
3.1 Representações Sociais e Cognição Social: Paradigmas de Investigação e Tensões Teórico-Metodológicas;
3.2 Expetativas e Relações Interpessoais: Modelos Teóricos e Processos Sociocognitivos;
3.3 Interação Social, Linguagem e Comunicação: Sistemas de Análise em Contexto Educativo.
Módulo 4 – Cognição Social e Psicologia Evolucionista:
4.1 O Paradigma Evolucionista Aplicado à Cognição Social;
4.2 Cooperação e Evolução: Mutualismo, Reciprocidade e Altruísmo;
4.3 Evolução e Redes Sociais.
Bibliografia
Baumeister (Ed.).(1999).The self in social psychology: Key readings in social psychology. Clev., OH: Psychol. Press.
Babad, E. (2009). The social psych. of the classroom. NY: Routledge.
Deaux, K., & Philogène, G.(2001).Representations of the social: Bridging theroretical traditions. Oxf., UK: Blackwell.
Dunbar, R. I. M., & Barrett, L. (Eds.).(2007).Oxford handbook of evolutionary psychology. Oxf., UK: Oxford U Press.
Fiske, S.T., & Taylor, S. E.(2008).Social cognition: From brains to culture. NY: McGraw-Hil.
Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.).(2010). The handbook of social psychology (5th ed.). NY: Wiley.
Fletcher, G. J., & Clark, M. S.(Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Interper. process. Oxf.: Blackwell.
Kruglanski, A. W, & Higgins, E. T. (Eds.).(2007). Social psychology: Handbook of basic principles (2th ed.). NY: Guilford.
Rossano, M. J., Matthew J.(2003). Evolutionary psychology: The science of human behavior and evolution. Hoboken, NJ: Wiley.