Técnicas Complementares de Análise de Dados
1
2012-2013
03012167
Metodologia
Português
Presencial
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Metodologia de Investigação e Análise de Dados.
Métodos de Ensino
Recorre-se aos seguintes métodos de ensino:
- Exposições teóricas – ao ser intercalada com a realização de pequenos exercícios por parte dos estudantes, a exposição dos tópicos inventariados no programa aproxima-se mais do modelo das aulas teórico-práticas do que do modelo da lição magistral:
- Exercícios práticos - O conjunto de 21 exercícios práticos apresentado em Alferes (1997) e web site associado visa, fundamentalmente, proporcionar aos alunos uma abordagem integrada das dimensões metodológica e estatística da investigação psicológica.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta unidade curricular, que se articula com a uc do 1º semestre Metodologia de Investigação e Análise de Dados, consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Na sequência da unidade curricular de Metodologia de Investigação e Análise de Dados, lecionada no 1º semestre, são abordados os seguintes procedimentos de Análise de Dados:
B4 – Modelos Multivariados de Interdependência (Análise em Componentes Principais, Análise Fatorial, Análise de Correspondência, Escalonamento Multidimensional e Análise de Clusters).
B5 – Modelação por Equações Estruturais (SEM).
B6 – Análise Multiníveis.
Docente(s) responsável(eis)
Valentim António Rodrigues Alferes
Métodos de Avaliação
Avaliação - Continua
avaliação continua: 100.0%
Bibliografia
Alferes, V. R. (1997). Investigação científ. em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washing., DC: Author.
Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage.
Crano, W. D., & Brewer, M. B. (2002). Principles and methods of social research (2nd ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Hoyle, R. H., Harris, M. J., & Judd, C. M. (2006). Research methods in social relations (8th ed.). Pacific Grove, CA: Wadsworth.
Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences (3rd ed.). NY: Brooks/Cole.
Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.
Vogt, W. P. (2005). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social sciences (3rd ed). London: Sage.