Técnicas Complementares de Análise de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03012167
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Metodologia de Investigação e Análise de Dados.

Métodos de Ensino

Recorre-se aos seguintes métodos de ensino:

- Exposições teóricas – ao ser intercalada com a realização de pequenos exercícios por parte dos estudantes, a exposição dos tópicos inventariados no programa aproxima-se mais do modelo das aulas teórico-práticas do que do modelo da lição magistral:

- Exercícios práticos - O conjunto de 21 exercícios práticos apresentado em Alferes (1997) e web site associado visa, fundamentalmente, proporcionar aos alunos uma abordagem integrada das dimensões metodológica e estatística da investigação psicológica.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta unidade curricular, que se articula com a uc do 1º semestre Metodologia de Investigação e Análise de Dados, consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência da unidade curricular de Metodologia de Investigação e Análise de Dados, lecionada no 1º semestre, são abordados os seguintes procedimentos de Análise de Dados:

B4 – Modelos Multivariados de Interdependência (Análise em Componentes Principais, Análise Fatorial, Análise de Correspondência, Escalonamento Multidimensional e Análise de Clusters).

B5 – Modelação por Equações Estruturais (SEM).

B6 – Análise Multiníveis.

Docente(s) responsável(eis)

Valentim António Rodrigues Alferes

Métodos de Avaliação

Avaliação - Continua
avaliação continua: 100.0%

Bibliografia

Alferes, V. R. (1997). Investigação científ. em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washing., DC: Author.

Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage.

 

Crano, W. D., & Brewer, M. B. (2002). Principles and methods of social research (2nd ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Hoyle, R. H., Harris, M. J., & Judd, C. M. (2006). Research methods in social relations (8th ed.). Pacific Grove, CA: Wadsworth.

Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences (3rd ed.). NY: Brooks/Cole.

Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.

Vogt, W. P. (2005). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social sciences (3rd ed). London: Sage.