Métodos de Investigação e Análise de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03012122
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Recorre-se aos seguintes métodos de ensino:

- Exposições teóricas – ao ser intercalada com a realização de pequenos exercícios por parte dos estudantes, a exposição dos tópicos inventariados no programa aproxima-se mais do modelo das aulas teórico-práticas do que do modelo da lição magistral:

- Exercícios práticos - O conjunto de 21 exercícios práticos apresentado em Alferes (1997) e web site associado visa, fundamentalmente, proporcionar aos alunos uma abordagem integrada das dimensões metodológica e estatística da investigação psicológica.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta unidade curricular consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados.

No final desta unidade curricular, os estudantes devem:

(1) Equacionar e delimitar um problema em estudo;

(2) Elaborar um projeto de investigação, com indicação clara dos objetivos e adequada fundamentação das hipóteses a testar;

(3) Construir e executar um plano de investigação;

(4) Recolher, organizar e tratar estatisticamente os dados da investigação;

(5) Interpretar e discutir os resultados, extraindo conclusões e implicações pertinentes;

(6) Apresentar corretamente o relatório final de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

A – Métodos de Investigação:

A1 – Estratégias de Investigação: Designs Experimentais, Designs Quasi-Experimentais e Designs Não Experimentais. Design e Análise.

A2 – Modos de Recolha de Informação: Questionários e Entrevistas; Observação; Testes Psicológicos e Outras Medidas Padronizadas; Estudo de Documentos. Medição e Amostragem.

A3 – Metodologia do Trabalho de Investigação: Bases Bibliográficas; Estrutura e Conteúdos dos Relatórios Científicos.

B – Análise de Dados:

B1 – Construção de Bases de Dados (SPSS), Estatísticas Descritivas e Análise Exploratória.

B2 – Relação entre Variáveis (Correlação e Regressão Linear; Equivalentes Não-Paramétricos) e Comparação de Grupos (ANOVA e ANCOVA; Equivalentes Não-Paramétricos).

B3 – Modelos Multivariados de Dependência com uma Variável Critério (Regressão Múltipla, Análise Discriminante e Regressão Logística) e com duas ou mais Variáveis Critério (MANOVA, MANCOVA e Análise Canónica).

Docente(s) responsável(eis)

Valentim António Rodrigues Alferes

Bibliografia

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.

Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage. [Índice NIIPS]

Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences (3rd ed.). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences (3rd ed.). New York: Brooks/Cole.

Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1998). Beginning behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. [4th ed. - 2001] [5th ed. – 2007]

Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.