Métodos de Investigação e Análise de Dados
1
2017-2018
03012122
Metodologia
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Recorre-se aos seguintes métodos de ensino:
- Exposições teóricas – ao ser intercalada com a realização de pequenos exercícios por parte dos estudantes, a exposição dos tópicos inventariados no programa aproxima-se mais do modelo das aulas teórico-práticas do que do modelo da lição magistral:
- Exercícios práticos - O conjunto de 21 exercícios práticos apresentado em Alferes (1997) e web site associado visa, fundamentalmente, proporcionar aos alunos uma abordagem integrada das dimensões metodológica e estatística da investigação psicológica.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta unidade curricular consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados.
No final desta unidade curricular, os estudantes devem:
(1) Equacionar e delimitar um problema em estudo;
(2) Elaborar um projeto de investigação, com indicação clara dos objetivos e adequada fundamentação das hipóteses a testar;
(3) Construir e executar um plano de investigação;
(4) Recolher, organizar e tratar estatisticamente os dados da investigação;
(5) Interpretar e discutir os resultados, extraindo conclusões e implicações pertinentes;
(6) Apresentar corretamente o relatório final de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A – Métodos de Investigação:
A1 – Estratégias de Investigação: Designs Experimentais, Designs Quasi-Experimentais e Designs Não Experimentais. Design e Análise.
A2 – Modos de Recolha de Informação: Questionários e Entrevistas; Observação; Testes Psicológicos e Outras Medidas Padronizadas; Estudo de Documentos. Medição e Amostragem.
A3 – Metodologia do Trabalho de Investigação: Bases Bibliográficas; Estrutura e Conteúdos dos Relatórios Científicos.
B – Análise de Dados:
B1 – Construção de Bases de Dados (SPSS), Estatísticas Descritivas e Análise Exploratória.
B2 – Relação entre Variáveis (Correlação e Regressão Linear; Equivalentes Não-Paramétricos) e Comparação de Grupos (ANOVA e ANCOVA; Equivalentes Não-Paramétricos).
B3 – Modelos Multivariados de Dependência com uma Variável Critério (Regressão Múltipla, Análise Discriminante e Regressão Logística) e com duas ou mais Variáveis Critério (MANOVA, MANCOVA e Análise Canónica).
Bibliografia
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.
Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage. [Índice NIIPS]
Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences (3rd ed.). Mahwah, NJ: Erlbaum.
Kirk, R. E. (1995). Experimental design: Procedures for the behavioral sciences (3rd ed.). New York: Brooks/Cole.
Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1998). Beginning behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. [4th ed. - 2001] [5th ed. – 2007]
Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.