Patologias do Envelhecimento

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03012088
Área Científica
Medicina
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Métodos de Ensino

Método Expositivo/Interativo/Seminário.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos saibam caracterizar as alterações cognitivas relacionadas com o envelhecimento, bem como caracterizar e classificar as doenças neurodegenerativas e as principais formas de demência. Os estudantes devem ainda, conhecer os perfis de envolvimento cognitivo nas doenças neurodegenerativas, bem como instrumentos de avaliação neuropsicológica no envelhecimento e nas patologias do envelhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Perfis cognitivos no envelhecimento. Doenças Neurodegenerativas. Demência: Definições e critérios de Diagnóstico. Demência: Epidemiologia.

Principais Formas de demência. Avaliação Cognitiva e Comportamental. Métodos de diagnóstico e biomarcadores das principais formas de demência. Estudo de casos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de um artigo científico : 100.0%

Bibliografia

American Academy of Neurology (2007). Continuum – Dementia (Module I). Dementia, 13(2), 1-68.

Boller, F. & Cappa, S. (Eds) (2001). Handbook of neuropsychology: Aging and dementia (vol. 6). Amsterdam: Elsevier.

Mendonça, A. & Guerreiro, M. (2008). Escalas e testes na demência (2.ª ed.). Lisboa: Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências.

Mesulam, M. (2001). Principles of behavioral and cognitive neurology. (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Santana, I., & Cunha, L. (2005). Demências: Manual para médicos. Coimbra: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nd ed.). New York: Oxford University Press.