Seminário Temático/Técnicas de Investigação em Neuropsicologia

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03012066
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica.

Aulas tutoriais orientadas para os problemas.

Apresentações de trabalhos escritos e redação de relatórios-síntese da investigação apresentada, sendo a avaliação desses exercícios e a avaliação final baseadas na avaliação conjunta dos exercícios orais e escritos.

Discussões orais a partir de controvérsias metodológicas na ciência neurocognitiva.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender os principais métodos para estudar a organização funcional do cérebro com base em caminhos visuais como modelos de sistemas.

- Compreender a função neuronal ao nível cortical e o papel de diferentes técnicas multimodais.

- Compreender a integração sensorial multimodal.

Estágio(s)

Não

Programa

Abordagens neurofisiológicas para estudar a função cerebral: fMRI, EEG, imagiologia cerebral e métodos comportamentais.

Monitorização da atividade nos circuitos neuroniais, utilizando sistemas simultâneos de registo a partir de múltiplas células: princípios básicos e métodos.

Estudo de casos:

Mecanismos percetivos e da atenção no cérebro do primata;

Reconhecimento facial e as suas limitações;

Perceção multissensorial e a interação entre os processos visuais e auditivos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
avaliação final baseadas na avaliação conjunta dos exercícios orais e escritos: 100.0%

Bibliografia

EEG - fMRI: Physiological Basis, Technique, and Applications

Christoph Mulert (Ed.), Louis Lemieux (Editor)

Publication Date: December 10, 2009 | ISBN-10: 3540879188 | ISBN-13: 978-3540879183 |

 

Kastner S, De Weerd P, Desimone R, Ungerleider LG. Mechanisms of directed attention in the human extrastriate cortex as revealed by functional MRI. Science 1998; 282:108-11.

 

Biederlack J, Castelo-Branco M, Neuenschwander S, Wheeler DW, Singer W, Nikolić D. Brightness induction: rate enhancement and neuronal synchronization as complementary codes. Neuron (2006) vol. 52 (6) pp. 1073-83.

 

Van den Stock J, van de Riet WAC, Righart R, de Gelder B (2008). Neural Correlates of Perceiving Emotional Faces and Bodies in Developmental Prosopagnosia: An Event-Related fMRI-Study. PLoS ONE, 3(9): e3195. doi:10.1371/journal.pone.0003195.

De Weerd P, Smith E, Greenberg P. Effects of selective attention on perceptual filling-in. J Cogn Neurosci 2006;18:335-47.