Seminário Temático/Técnicas de Investigação em Neuropsicologia
1
2018-2019
03012066
Psicologia
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Métodos de Ensino
Aulas de exposição teórica.
Aulas tutoriais orientadas para os problemas.
Apresentações de trabalhos escritos e redação de relatórios-síntese da investigação apresentada, sendo a avaliação desses exercícios e a avaliação final baseadas na avaliação conjunta dos exercícios orais e escritos.
Discussões orais a partir de controvérsias metodológicas na ciência neurocognitiva.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender os principais métodos para estudar a organização funcional do cérebro com base em caminhos visuais como modelos de sistemas.
- Compreender a função neuronal ao nível cortical e o papel de diferentes técnicas multimodais.
- Compreender a integração sensorial multimodal.
Estágio(s)
NãoPrograma
Abordagens neurofisiológicas para estudar a função cerebral: fMRI, EEG, imagiologia cerebral e métodos comportamentais.
Monitorização da atividade nos circuitos neuroniais, utilizando sistemas simultâneos de registo a partir de múltiplas células: princípios básicos e métodos.
Estudo de casos:
Mecanismos percetivos e da atenção no cérebro do primata;
Reconhecimento facial e as suas limitações;
Perceção multissensorial e a interação entre os processos visuais e auditivos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
avaliação final baseadas na avaliação conjunta dos exercícios orais e escritos: 100.0%
Bibliografia
EEG - fMRI: Physiological Basis, Technique, and Applications
Christoph Mulert (Ed.), Louis Lemieux (Editor)
Publication Date: December 10, 2009 | ISBN-10: 3540879188 | ISBN-13: 978-3540879183 |
Kastner S, De Weerd P, Desimone R, Ungerleider LG. Mechanisms of directed attention in the human extrastriate cortex as revealed by functional MRI. Science 1998; 282:108-11.
Biederlack J, Castelo-Branco M, Neuenschwander S, Wheeler DW, Singer W, Nikolić D. Brightness induction: rate enhancement and neuronal synchronization as complementary codes. Neuron (2006) vol. 52 (6) pp. 1073-83.
Van den Stock J, van de Riet WAC, Righart R, de Gelder B (2008). Neural Correlates of Perceiving Emotional Faces and Bodies in Developmental Prosopagnosia: An Event-Related fMRI-Study. PLoS ONE, 3(9): e3195. doi:10.1371/journal.pone.0003195.
De Weerd P, Smith E, Greenberg P. Effects of selective attention on perceptual filling-in. J Cogn Neurosci 2006;18:335-47.