Seminário Temático/Avaliação Neuropsicológica

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03012055
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos elementares deavaliação psicológica.

Métodos de Ensino

Apresentação de diapositivos; materiais de testing; treino com materiais; avaliação de protocolos; sumários; bibliografia.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer instrumentos de avaliação neuropsicológica incluindo aqueles com estudos em Portugal.

2. Aprender a articular informação proveniente dos manuais de testes neuropsicológicos específicos com a investigação teórica e empírica atualizada relativa a esses instrumentos em diferentes contextos de avaliação neuropsicológica.

3. Identificar questões de natureza teórica, técnica (administração e cotação), psicométrica, interpretativa e ética, relativas ao uso de instrumentos com base na análise dos manuais e da investigação publicada.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Pressupostos de utilização, parâmetros psicométricos, vantagens e limites dos seguintes testes neuropsicológicos, usados no exame de adultos e idosos, e que avaliam a inteligência (WAIS-III); funções neurocognitivas específicas, nomeadamente a memória (memória a curto prazo, memória de trabalho e da memória a longo prazo episódica e semântica; WMS-III; BVRT, CVLT-II, CVMT, HVLT-R, P&P, RBMT-II, CamCog-R, CANTAB, D&P, RAVLT, TEMPau); esforço reduzido (TOMM).

2. Exame neuropsicológico de crianças e adolescentes com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Funções (e respetivos testes): Orientação, Memória (Lista de Palavras, Memória de Histórias, FC Rey, Faces, Corsi); Atenção/Funções Executivas (testes de cancelamento de Toulouse e Piéron e Zazzo, Trail Making Test; Fluência Verbal Semântica e Fonémica, Torre de Londres); Linguagem (Compreensão de Instruções, Nomeação Rápida, Consciência Fonológica), Motricidade (Purdue), Lateralidade (Questionário/observação).

Bibliografia

Baron, I. S. (2004). Neuropsychological evaluation of the child. New York: OUP.

Boone, K.B. (Ed.) (2007). Assessment of feigned cognitive impairment: A neuropsychological perspective. New York: Guilford Press.

Larrabee, G. J. (Ed.) (2011). Forensic neuropsychology: A scientific approach (2nd ed.). New York: OUP.  

Lezak, M. D., Howieson, D. B., Loring, D. W., Hannay, H. J., & Fischer, J. S. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed.). New York: OUP.

Koziol, L. F., & Budding, D. E. (2009). Subcortical structures and cognition: Implications for neuropsychological assessment. New York: Springer.

Mitrushina, M. N., Boone, K. B., Razani, J., & D’Elia, L. F. (2005). Handbook of normative data for neuropsychological assessment (2nd ed.). New York: OUP.

Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nd ed.). New York: OUP.