Prospecção de Georrecursos

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02016513
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades Curriculares:

Mineralogia e Geologia; Geologia Estrutural; Geoquímica; Geofísica; Cartografia Geológica.

Pré-requisitos aconselhados ao nível das Competências Genéricas:

a) instrumentais - competência de análise e síntese; competência em organização e planificação; competência em articulação de conteúdos interdisciplinares; competência em aplicar na prática de conhecimentos teóricos já adquiridos; competência para resolver problemas;

b) pessoais - competência de raciocínio crítico; competências em trabalho autónomo e em trabalho de grupo;

c) sistémicas - competências em planeamento e investigação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas com realização de trabalhos de laboratório e de campo. Os métodos de ensino enquadram-se: no Modelo Cognitivo de Ensino - exposição oral , com estratégias dedutivas (apresentação de um enunciado organizador introdutório,  diferenciação progressiva e uma síntese integradora); ensino crítico, com a apresentação de problemas e sua discussão; trabalhos de investigação, com estratégias  dedutivas e indutivas;  nos Modelos Interpessoais de Aprendizagem –  trabalho de Investigação em Grupo. 

Resultados de Aprendizagem

Conferir conhecimentos na pesquisa e identificação de georrecursos através de métodos integrados de prospeção geológica e competências para o planeamento e execução de campanhas de prospeção. Os discentes deverão: identificar as fases de prospeção em contexto; listar a sequência a tarefas a desenvolver em cada fase de prospeção; identificar selecionar e executar as técnicas de prospeção a utilizar “em situação”; estimar e justificar o potencial económico dos alvos; determinar as técnicas de prospeção a utilizar nas fases subsequentes; rever conhecimentos de DR e SIG aplicáveis à prospeção e planear  propostas para a sua utilização; rever conhecimentos de depósitos minerais e geoquímica; distinguir a aplicação de técnicas de prospeção; planear e propor a utilização de técnicas em campanhas de prospeção dirigidas a jazidas específicas; descrever e analisar casos específicos aplicados a diferentes tipos de contexto geológico; interpretar e comparar as técnicas usadas em casos de estudo.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema 1 - As Fases da Prospeção
Tema 2 - Integração da Deteção Remota (DR) e SIG
Tema 3 - Técnicas de Prospeção
3.1 Prospeção geral
3.2 Prospeção aluvionar
3.3 Prospeção eluvionar
3.4 Prospeção aluvionar de diamantes
3.5 Prospeção  de formações litorais
3.6 Prospeção geoquímica
3.7 Métodos biológicos de propeção
3.8 Prospeção geofísica
3.9 Sondagens e trabalhos de pesquisa mineira
Tema 4 – Apresentação de Estudo de Casos. 
 

Docente(s) responsável(eis)

João António Mendes Serra Pratas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Marjoribanks, R., 2010, Geological Methods in Mineral Exploration and Mining, 2nd ed., Springer, 253p.
Haldar, S. K., 2013, Mineral Exploration: Principles and Applications. Wiley-Blackwell, 352p.
Kreiter, V.M., 2004, Geological Prospecting and Exploration, University Press of Pacific, 384p.