Dosimetria da Radiação e Radiobiologia

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02016472
Área Científica
Ciências Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina é leccionada em 12h teóricas (T), 27h teórico-práticas (TP), 20h práticas laboratoriais (PL) e 6h de seminários (S). Nas T a matéria é leccionada de forma expositiva, nas TP os alunos são colocados a novas situações, nas PL realizam trabalhos laboratoriais de bancada onde aplicam os conhecimentos aprendidos nas T e nas TP. Nos S são apresentados os relatórios das aulas práticas laboratoriais e discutidos os seus resultados.
A equipa docente está sempre disponível a esclarecer dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

O conhecimento aprofundado de maneira como a radiação deposita energia nos meios biológicos, no contexto de utilização da radiação ionizante em diagnóstico e terapêutica e o cálculo dosimétrico inerente a essa utilização é fundamental para quem se especializa em imagem e radiação. Simultaneamente a inerente problemática da radioprotecção é outra área afim que necessita de aprendizagem.
Os objectivos desta unidade curricular a nível de atitudes, capacidades e competências, são desenvolver a atitude de pesquisa metódica, promover a observação crítica dos processos de medição, das medidas e respectivas unidades bem como dos erros associados e de análise e de síntese.
Consideram-se objetivos a nível dos conhecimentos: conhecer e manipular as diferentes grandezas e unidades de medida, conhecer as noções matemáticas relativas à teoria do alvo no contexto de irradiação celular, adquirir conhecimento relativo à radiação ionizante, efeitos biológicos e respetiva dosimetria. 

Estágio(s)

Não

Programa

No primeiro capítulo da disciplina são definidas as unidades dosimétricas do Sistema Internacional e as unidades usuais aproveitando-se para fazer uma contextualização histórica do tema. A cinética associada à proliferacção celular bem como a estrutura tecidular são temas necessários ao entendimento posterior da formação de radicais livre e da importância dos efeitos citotóxicos da radiação lecionados no segundo e terceiro capítulos. São introduzidos alguns modelos explicativos das lesões celulares e explorado o conceito de lesão reparável e de radiosensibilidade. No quinto capítulo introduz a noção de radiosensibilador e radioprotector dando-se exemplos convenientes. Com o corpo de conhecimentos adquiridos a radiação do corpo inteiro, a radiação ambiente e a radioprotecção são temas que são explorados com profundidade. Do ponto de vista laboratorial são observados os efeitos provocados pela radiação em culturas celulares e a sua tradução em termos terapêutico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Rabaça Roque Botelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Essentials of Radiation Biology and Protection, Steve Forshier, DELMAR Thomson Learning, 2002.
- An Introduction to Radiobiology, A.H.W. Nias, John Wiley and Sons, 2000.
- Biological Radiation Effects, Jürgen Kiefer, Springer-Verlag, 1990.
- Introduction to Health Physics, Herman Cember, McGraw-Hill, Inc., 1992.