Gestão, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual
1
2024-2025
02016354
Gestão
Português
Presencial
Semestral
5.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a disciplina, participando e apreendendo os aspectos técnicos fundamentais. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado, para além de outras actividades de aprendizagem propostas. Finalmente, ao nível da disciplina, todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.
Resultados de Aprendizagem
A uc foi concebida para proporcionar uma visão global do funcionamento das organizações, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre as suas funções principais.A disciplina é perspetivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objetivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respetivo docente
O posicionamento estratégico desta uc pauta-se pelos seguintes tópicos:
-Missão: Contribuir, através de um processo de aprendizagem participativo, para a formação de profissionais com capacidade empreendedora e capazes de compreender o funcionamento das organizações
-Visão: Ser permanentemente um curso de referência no ensino da gestão e na fomentação do empreendedorismo em futuros engenheiros, em constante melhoria
Competências:capacidade de liderança, organização, pro-atividade, criatividade e cumprimento de compromissos e prazos
Estágio(s)
NãoPrograma
1-Introdução ao Conceito de Empresa
Objectivos e Missões das Organizações; Aspectos Básicos de Estratégia das Organizações; Os diversos agentes económicos e seus modos de relacionamento; Evolução das organizações ao longo do tempo.
2-Marketing.
Os componentes do Marketing; Estudos de mercado; Segmentação de mercados; Análise da concorrência; O marketing-mix; Planos de marketing
3-Propriedade Intelectual.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Pedro Martins Bernardo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Introdução ao Conceito de Empresa e Referências Gerais: Drucker, P., Management: tasks, responsibilities, practices, Harper&Row (1985).
Marketing: Kotler, P., Marketing Management:, Prentice Hall (1993); Lindon, D. et al., Mercator, Dom Quixote (2000).
Empreendedorismo:
Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2ª ed., 2011.
ANJE, Manual de Apoio à Criação de Empresas, (1996).