Tutorial em Química
1
2018-2019
01007163
Química
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de química, física e matemática do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Aulas tutoriais com discussão e resolução, de forma individual ou em grupo, de problemas propostos pelo professor ou pelos estudantes. Contacto individualizado ou em pequenos grupos com um docente tutor.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da unidade curricular é apresentar metodologias de aprendizagem e aquisição de conhecimentos no ensino superior; melhorar as capacidades de comunicação e resolução de problemas; desenvolver o pensamento crítico na abordagem de problemas de química; facilitar a integração do estudante no sistema de ensino universitário e o aumento do sucesso escolar.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aulas tutoriais: Linguagem e métodos da Química; tipos e modelos de resolução de problemas; pensamento crítico e resolução criativa de problemas; unidades, dimensões e medições científicas; algarismos significativos; densidade e concentração de soluções; representação gráfica; fórmulas químicas e nomenclatura; equações químicas e tipos de reacções químicas; cálculos estequiométricos; gases e sólidos; estrutura electrónica de átomos e moléculas; tabela periódica; electronegatividade e afinidade electrónica; estruturas de Lewis, geometria e forma molecular; propriedades coligativas, termoquímica, equilíbrio químico, equilíbrio ácido-base e solubilidade.
Contacto com os tutores: Discussão de temas gerais ou específicos de Química, pesquisa bibliográfica, preparação de resumos e realização de apresentações.
Docente(s) responsável(eis)
Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho realizado com os Tutores: 25.0%
Bibliografia
R. Chang, Química 8ª edição, McGrawHill, 2005.
C. Wood and R. Sleet (Eds.) “Creative problem solving in chemistry”, The Royal Society of Chemistry, 1993.
J. Garratt, T. Overton, T. Threlfall “A question of chemistry: creative Problems for Critical Thinkers”, Pearson, 1999.