Fotografia, Cinema e Vídeo: Práticas Interdisciplinares

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02016109
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fotografia e Composição da licenciatura em Design e Multimédia da FCTUC ou disciplinas semelhantes de outros cursos, nas quais a cultura visual seja relevante.

Métodos de Ensino

Cada aula tem uma parte teórica (4horas) e outra prática (2 horas). A segunda é usada para os alunos apresentarem os seus projetos práticos.

O desenvolvimento de projetos individuais é feito em grande grupo e, posteriormente, de forma individualizada.

O acompanhamento de projeto é feito, semanalmente, na aula e, ao longo da semana, por correio eletrónico.

A avaliação é realizada através de dois projetos práticos (75%) e um teste teórico (25%).

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objectivo estudar os cruzamentos interdisciplinares nas práticas artísticas contemporâneas, com enfoque na Fotografia, Cinema e Vídeo.

Apresentar-se-á uma visão panorâmica da expansão da Fotografia no Cinema e no Vídeo; o Cinema de autor/experimental (longas-metragens, curtas e animação) como sismógrafo do advento do vídeo enquanto tecnologia e dispositivo;  a Vídeo -Instalação como forma de expressão artística e prática transformadora do espaço expositivo; as interacções destes três media no campo das Artes Visuais.

A disciplina dará enfoque à experimentação e prática, nos campos da Fotografia e Vídeo, através de projectos individuais a realizar pelos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A expansão da Fotografia nas práticas artísticas: dos anos 70 à actualidade.

2. Fotografia e Cinema: trânsitos (Larry Clark, Robert Frank, etc)

3. Cinema e Artes Visuais: contaminações (Matthew Barney, Pedro Costa, etc)

4. Cinema e experimentação ( Apichatpong Weerasethakul, Shirin Neshat, etc)

5. Artes Visuais e Video: autonomia e complementaridade (Bill Viola, Sam Taylor Wood, Pierre Huyghe, etc)

6. Video e Documentação: vídeos sobre artistas.

7. A Video-Arte em Portugal: uma perspectiva panorâmica.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Maçãs da Silva Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25% ; Projecto: 75% (dois trabalhos em vídeo: 100.0%

Bibliografia

Barthes, R.- A Câmara Clara, Ed. 70, Lisboa, 1981.

Benjamin, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água, Lisboa, 1992.

Krauss, Rosalind E., A voyage on the North Sea: art in the age of the post-mediumcondition, New York, Thames & Hudson, 2000

Kember, S.- Virtual anxiety: photography, new technologies and subjectivity, Manchester

University Press, Manchester, 1998.

Hansen, Mark B. N., New philosophy for new media, Cambridge, Mass. - London, the MIT Press, 2004

Levin, Thomas Y., Frohne Ursula, Weibel Peter, CTRL [SPACE]: rhetorics of surveillance from

Bentham to Big Brother, Karlsruhe, ZKM, Center for Art and Media Cambridge, Mass. London, The MIT Press, 2002

Lovejoy, Margot, Digital currents: art in the electronic age, New York - London, Tourtledge,2004

Walsh, John, Bill Viola, Los Angeles, the J. Paul Getty Museum in association with The National Gallery, London, 2003