Tipografia Avançada
1
2023-2024
02016090
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos médios em tipografia, programação e design generativo.
Métodos de Ensino
São leccionadas aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais.
Serão também leccionadas aulas práticas, que têm por objectivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática. Privilegia-se a resolução de exercícios que permitam esta exploração e a análise de casos de estudo que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno aprofunde a compreensão dos recursos tipográficos ao seu dispor, os tipos de letra e a sua aplicação nos diversos meios. Pretende-se, com especial foco, que aprofunde os seus conhecimentos no âmbito do desenho de tipos. Desta forma, o aluno deverá entender os princípios construtivos do desenho das letras, as suas convenções e limites. Deverá compreender aspetos modulares do alfabeto romano, assim como a similaridade de partes anatómicas entre caracteres. O aluno deverá ser capaz de criar e/ou escolher tipos de letra adequadas à transmissão da mensagem, usando elementos e princípios da comunicação visual. O aluno deverá ser capaz de desenvolver métodos de apoio à geração ou desenho de tipos recorrendo à programação. Pretende-se também que o aluno seja capaz de analisar criticamente um modelo, avaliando o seu valor estético e a sua eficácia ao nível da comunicação e apresentar e defender os seus conceitos e respetivas finalidades.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Desenho de tipos de letra
a. Princípios construtivos do desenho das letras
b. Anatomia do alfabeto romano e similaridade de partes anatómicas entre caracteres
c. Ajustes óticos
2. Análise crítica
a. Tipografia e Comunicação
b. Forma e Função
c. Legibilidade, expressividade, adequação
3. Casos de estudo de sistemas e identidades tipográficos que não recorrem à programação
4. Casos de estudo de sistemas generativos tipográficos.
Docente(s) responsável(eis)
Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Archer, O. (2004). Tipografía. Valencia: Campgràfic;
Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. Point Roberts: Hartley & Marks;
Cheng, K. (2006). Designing Type. London: Laurence King Publishing;
Heller, S., Meggs, B. (2001). Texts on Type: Critical Writings on Typography. New York: Allworth Press;
Jury, D. (2006). What Is Typography. Mies: RotoVision
Luidl, P. (2004). Tipografía Básica. Valencia: Campgràfic;
McLean, R. (1980). The Thames and Hudson Manual of Typography. London: Thames and Hudson
Tiggers, T. (Ed.). (2003). The Typographic Experiment: Radical Innovation in
Sesma, M. (2004). TipoGrafismo. Barcelona: Paidós;
White, A. (2005). Thinking in Type: The Practical Philosophy of Typography. New York: Allworth Press;
Van Nes, I. (2012). Dynamic Identities: How to Create a Living Brand. Amsterdam, The Netherlands: BIS Publishers.
Gross, B et al. (2018) Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5.js Paperback.