Tipografia Avançada

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02016090
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos médios em tipografia, programação e design generativo.

Métodos de Ensino

São leccionadas aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais.

Serão também leccionadas aulas práticas, que têm por objectivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática. Privilegia-se a resolução de exercícios que permitam esta exploração e a análise de casos de estudo que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno aprofunde a compreensão dos recursos tipográficos ao seu dispor, os tipos de letra e a sua aplicação nos diversos meios. Pretende-se, com especial foco, que aprofunde os seus conhecimentos no âmbito do desenho de tipos. Desta forma, o aluno deverá entender os princípios construtivos do desenho das letras, as suas convenções e limites. Deverá compreender aspetos modulares do alfabeto romano, assim como a similaridade de partes anatómicas entre caracteres. O aluno deverá ser capaz de criar e/ou escolher tipos de letra adequadas à transmissão da mensagem, usando elementos e princípios da comunicação visual. O aluno deverá ser capaz de desenvolver métodos de apoio à geração ou desenho de tipos recorrendo à programação. Pretende-se também que o aluno seja capaz de analisar criticamente um modelo, avaliando o seu valor estético e a sua eficácia ao nível da comunicação e apresentar e defender os seus conceitos e respetivas finalidades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Desenho de tipos de letra
a. Princípios construtivos do desenho das letras
b. Anatomia do alfabeto romano e similaridade de partes anatómicas entre caracteres
c. Ajustes óticos
2. Análise crítica
a. Tipografia e Comunicação
b. Forma e Função
c. Legibilidade, expressividade, adequação
3. Casos de estudo de sistemas e identidades tipográficos que não recorrem à programação
4. Casos de estudo de sistemas generativos tipográficos.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Archer, O. (2004). Tipografía. Valencia: Campgràfic;

Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. Point Roberts: Hartley & Marks;

Cheng, K. (2006). Designing Type. London: Laurence King Publishing;

Heller, S., Meggs, B. (2001). Texts on Type: Critical Writings on Typography. New York: Allworth Press;

Jury, D. (2006). What Is Typography. Mies: RotoVision

Luidl, P. (2004). Tipografía Básica. Valencia: Campgràfic;

McLean, R. (1980). The Thames and Hudson Manual of Typography. London: Thames and Hudson

Tiggers, T. (Ed.). (2003). The Typographic Experiment: Radical Innovation in

Sesma, M. (2004). TipoGrafismo. Barcelona: Paidós;

White, A. (2005). Thinking in Type: The Practical Philosophy of Typography. New York: Allworth Press;

Van Nes, I. (2012). Dynamic Identities: How to Create a Living Brand. Amsterdam, The Netherlands: BIS Publishers.

Gross, B et al. (2018) Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5.js Paperback.