Biopolímeros

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02015998
Área Científica
Ciências de Engenharia de Materias
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciência de Polímeros.

Métodos de Ensino

Exposição oral – os conceitos teóricos serão explicado usado suportes audiovisuais (principalmente apresentações em powerpoint). Sempre que possível serão feitas algumas demonstrações nas aulas.

Aulas práticas – serão apresentados processos industriais e projectos de investigação em curso

Sessão dúvidas – sempre que os alunos o pretendem serão agendadas aulas para que possam esclarecer dúvidas

Seminários-  sempre que possível serão agendados seminários dados por pessoas de reconhecido valor nas áreas em causa.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem por objectivo abordar o tema dos biopolimeros, sendo dado especial destaque aos: polímeros naturais, poliméros preparados por microorganismos e polímeros preparados a partir de monómeros de fonte renovável. Para além da síntese de polímeros serão também discutidos as diferentes técnicas de caracterização.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao funcionamento da disciplina: objectivos; descrição da disciplina; metodologia de ensino e calendário; métodos e critérios de avaliação; definição de tarefas. Referências bibliográficas. Polímeros naturais. Polímeros sintetizados por microorganismos. Polímeros de fonte renovável. Métodos de caracterização.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Stevens, M.P. Polymer Chemistry - An Introduction. 3rd ed, Oxford University Press, 1999.

Fried, J.R. Polymer Science and Technology, 2nd ed. Prentice Hall PTR, 2007.

Cowie, J.M.G.; Arrighi, A. Polymers: Chemistry and Physics of Modern Materials, 3rd edition, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2008.

Ebnesajjad, S. Handbook of Biopolymers and Biodegradable Plastics: Properties, Processing and Applications,  Elsevier, 2012.