Literaturas de Língua Portuguesa
1
2024-2025
02015913
Cultura e Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.
Métodos de Ensino
É priveligiado o método ativo, através da realização de uma antologia anotada de textos de literatura de língua portuguesa, apresentação e discussão de textos teóricos, a apresentação oral e discussão do trabalho em progresso e a redação de uma versão final escrita.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;
- planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.
2. Ao nível das competências específicas:
- dominar os conceitos básicos tratados no programa;
- dominar a história das literaturas de língua portuguesa;
- selecionar os textos literários adequados a diferentes contextos escolares e culturais;
- didatizar o ensino da literatura em função da especificidade dos aprendentes do PLELS.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As literaturas de língua portuguesa no ensino do PLELS.
2. Literatura, identidade, tradução cultural e interculturalidade.
3. O património literário em língua portuguesa – cânones nacional, africano e brasileiro.
4. O texto literário e a criatividade linguística.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Silva Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Barfoot, C. (1997). Beyond Pug's Tour: National and Ethnic Stereotyping in Theory and Literary Practice. Amsterdam: Rodopi.
Beller, M. & Leerssen, J. (2007). Imagology: the cultural construction and literary representation of national characters: a critical survey. NY: Rodopi.
Byram, Michael (1997). Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Multilingual Mattere.
Laranjeira, J. (1995). Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: UA.
McGarty, C. Yserbyt, V. & Spears, R. (2002). Stereotypes as Explanation. The Formation of Meaningful Beliefs about Social Groups. Cambridge: CUP.
Ribeiro, A. (1995.) Literatura Brasileira. Lisboa: UA.
Sequeira, R. (2003). O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidade. Lisboa: Ministério da Educação.
Reis, C. (org.) (1993-?). História crítica da literatura portuguesa. 9 vols Lisboa: Verbo.