Literaturas de Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02015913
Área Científica
Cultura e Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.

Métodos de Ensino

É priveligiado o método ativo, através da realização de uma antologia anotada de textos de literatura de língua portuguesa, apresentação e discussão de textos teóricos, a apresentação oral e discussão do trabalho em progresso e a redação de uma versão final escrita.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;

- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;

- planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.

2. Ao nível das competências específicas:

- dominar os conceitos básicos tratados no programa;

- dominar a história das literaturas de língua portuguesa;

- selecionar os textos literários adequados a diferentes contextos escolares e culturais;

- didatizar o ensino da literatura em função da especificidade dos aprendentes do PLELS.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As literaturas de língua portuguesa no ensino do PLELS.

2. Literatura, identidade, tradução cultural e interculturalidade.

3. O património literário em língua portuguesa – cânones nacional, africano e brasileiro.

4. O texto literário e a criatividade linguística.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Silva Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Barfoot, C. (1997). Beyond Pug's Tour: National and Ethnic Stereotyping in Theory and Literary Practice.  Amsterdam: Rodopi.

Beller, M. & Leerssen, J. (2007). Imagology: the cultural construction and literary representation of national characters: a critical survey. NY: Rodopi.

Byram, Michael (1997). Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence.  Multilingual Mattere.

Laranjeira, J. (1995). Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa.  Lisboa: UA.

McGarty, C. Yserbyt, V. & Spears, R. (2002). Stereotypes as Explanation. The Formation of Meaningful Beliefs about Social Groups.  Cambridge: CUP.

Ribeiro, A.  (1995.) Literatura Brasileira.  Lisboa: UA.

Sequeira, R.  (2003).  O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidade.  Lisboa: Ministério da Educação. 

Reis, C.  (org.) (1993-?).  História crítica da literatura portuguesa. 9 vols  Lisboa: Verbo.