Estrutura da Língua Portuguesa II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02015899
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.

Métodos de Ensino

Apresentações orais de tópicos do programa (feitas pela docente ou pelas/os estudantes, mediante pesquisa prévia, devidamente orientada);

Análise de corpora;

Preparação e discussão de leituras orientadas;

Elaboração de um “artigo” (seguindo os passos essenciais de uma investigação científica: escolha de tema – hipótese de trabalho – revisão da literatura – elaboração de hipótese de trabalho - escolha e aplicação de metodologias – análise de dados – apresentação e discussão de resultados).

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, as/os estudantes deverão ser capazes de:

1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;

- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos de investigação;

 - planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.

2. Ao nível das competências específicas:

- dominar os conceitos contemplados nos conteúdos programáticos: saber defini-los e enquadrá-los nas suas relações com outros conceitos relevantes; saber aplicá-los na análise de enunciados variados;

- identificar áreas críticas da estrutura sintática do Português do ponto de vista de aprendentes de PLELS;

- identificar, descrever e explicar, numa perspetiva contrastiva, estruturas de diferentes línguas e de diferentes normas, tendo como ponto de partida o Português Europeu;

- analisar corpora de aprendentes de PLELS.

Estágio(s)

Não

Programa

Áreas Críticas da Língua Portuguesa como Língua Estrangeira e Língua Segunda:

1. Constituição do Grupo Nominal: “estratégia do primeiro nome”, sujeito nulo.

2. Constituição do Grupo Verbal: estrutura argumental;

3. Categorias, valores e relações da flexão verbal: tempo – aspeto – modo.

4. Constituição da frase: concordância, ordem SVO; marcação de caso; topicalização; posicionamento de clíticos; relações anafóricas.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Archibald,, J. (2000). Second Language Acquisition and Linguistic Theory. Oxford: Blackwell.

Bosque, I. & Demonte, V. (1999). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa CALPE.

Culicover, P. (2009). Natural Language Syntax. Oxford: Oxford University Press.

De Bot, K. et al. (2005). Second Language Acquisition – an advanced resource book. Londres: Routledge.

Mateus, M.H. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J. & Móia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E. P. et al. (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ritchie, W. & Bhatia, T. (eds.) (1996). Handbook of Second Language Acquisition. London: Academic Press.

Saville-Troika, M. (2009). Introducing Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press.

Thieroff, R. (ed.) (1995). Tense Systems in European Languages II. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.