Estrutura da Língua Portuguesa II
1
2019-2020
02015899
Linguística
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.
Métodos de Ensino
Apresentações orais de tópicos do programa (feitas pela docente ou pelas/os estudantes, mediante pesquisa prévia, devidamente orientada);
Análise de corpora;
Preparação e discussão de leituras orientadas;
Elaboração de um “artigo” (seguindo os passos essenciais de uma investigação científica: escolha de tema – hipótese de trabalho – revisão da literatura – elaboração de hipótese de trabalho - escolha e aplicação de metodologias – análise de dados – apresentação e discussão de resultados).
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, as/os estudantes deverão ser capazes de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos de investigação;
- planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.
2. Ao nível das competências específicas:
- dominar os conceitos contemplados nos conteúdos programáticos: saber defini-los e enquadrá-los nas suas relações com outros conceitos relevantes; saber aplicá-los na análise de enunciados variados;
- identificar áreas críticas da estrutura sintática do Português do ponto de vista de aprendentes de PLELS;
- identificar, descrever e explicar, numa perspetiva contrastiva, estruturas de diferentes línguas e de diferentes normas, tendo como ponto de partida o Português Europeu;
- analisar corpora de aprendentes de PLELS.
Estágio(s)
NãoPrograma
Áreas Críticas da Língua Portuguesa como Língua Estrangeira e Língua Segunda:
1. Constituição do Grupo Nominal: “estratégia do primeiro nome”, sujeito nulo.
2. Constituição do Grupo Verbal: estrutura argumental;
3. Categorias, valores e relações da flexão verbal: tempo – aspeto – modo.
4. Constituição da frase: concordância, ordem SVO; marcação de caso; topicalização; posicionamento de clíticos; relações anafóricas.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Archibald,, J. (2000). Second Language Acquisition and Linguistic Theory. Oxford: Blackwell.
Bosque, I. & Demonte, V. (1999). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa CALPE.
Culicover, P. (2009). Natural Language Syntax. Oxford: Oxford University Press.
De Bot, K. et al. (2005). Second Language Acquisition – an advanced resource book. Londres: Routledge.
Mateus, M.H. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J. & Móia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P. et al. (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ritchie, W. & Bhatia, T. (eds.) (1996). Handbook of Second Language Acquisition. London: Academic Press.
Saville-Troika, M. (2009). Introducing Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press.
Thieroff, R. (ed.) (1995). Tense Systems in European Languages II. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.