Didática do Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda
1
2024-2025
02015888
Metodologias
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino pretendem desenvolver a aprendizagem autónoma e o pensamento crítico. São encorajadas por isso as leituras orientadas, as discussões presenciais sobre questões que fundamentam o processo de ensino do PLNM e é estimulado o trabalho de planificação de unidades didáticas e de aulas que inclua a construção de materiais originais, em sintonia com princípios teóricos e didáticos previamente definidos, assim como a construção de instrumentos de avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;
-planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.
2.Ao nível das competências específicas:
- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino do português como língua segunda (LS) e língua estrangeira (LE);
- ter uma visão crítica sobre métodos e estratégias de ensino do Português como LE e LS;
- conhecer ferramentas que permitam a planificação de unidades didáticas e aulas de Português como LE e LS;
- conhecer princípios de avaliação e construção de materiais didáticos;
- conhecer diferentes tipos de avaliação e os princípios básicos para a elaboração de instrumentos de avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Textos programáticos e documentos de referência: o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
2. Princípios e metodologias do ensino do Português como L2.
3. Planificação de unidades didáticas para os vários níveis e competências do QECRL.
4. Materiais didáticos: definição, avaliação, construção.
4. Avaliação em L2. Tipos de avaliação. Princípios de construção de instrumentos de avaliação. O Portefolio Europeu das Línguas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Pires Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Alderson, C., Clapham, C., Wall, D. (1995) Language test construction and evaluation. Cambridge: CUP.
Brown, D. (2001) Teaching by Principles. An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Longman.
Cook, V. (2008) Second Language Learning and Language Teaching. London: Hodder.
Lightbown, P., Spada, N. (2006) How languages are Learned. Oxford: OUP.
Nunan, D. (2006) Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP.
Conselho da Europa (2002) Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Asa.
Richards, J. C., Renandya, W. (2002) Methodology in language teaching. An anthology of current practice. Cambridge: CUP.
Tomlinson, B. (ed.) (2003) Developing Materials for Language Teaching. London: Continuum.